Maria Izabel Reigada   |   01/10/2014 13:35

Iphan lança atração do Rio a patrimônio da Unesco

Ontem, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) iniciou a elaboração de um dossiê técnico para reconhecer a candidatura do Cais do Valongo, no Rio de Janeiro,

Ontem, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) iniciou a elaboração de um dossiê técnico para reconhecer a candidatura do Cais do Valongo, no Rio de Janeiro, como patrimônio cultural da Humanidade pela Unesco. A candidatura faz parte do reconhecimento das matrizes africanas do Rio, expressa no Circuito Histórico e Arqueológico de Celebração da Herança Africana. O dossiê está sendo preparado em conjunto com a prefeitura do Rio.

O Cais do Valongo foi construído em 1811 para concentrar o comércio de escravos. Até a proibição do tráfico negreiro, em 1831, ingressaram no País de 500 mil a um milhão de africanos trazidos para serem escravizados. “A Unesco tem uma convenção que trata do patrimônio da humanidade justamente para dar visibilidade e importância nas políticas públicas de proteção de sítios de bens considerados vitais para a compreensão da história da humanidade”, disse a presidente do Iphan, Jurema de Souza Machado.

O Cais do Valongo estava escondido, soterrado por diversas obras de urbanização ao longo de décadas, localizando-se abaixo de ruas onde fluíam um trânsito pesado. Foi revelado em 2011, durante as obras do projeto Porto Maravilha, que está revitalizando a região portuária do Rio.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Maria Izabel Reigada

Maria Izabel Reigada tem 8440 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS