Hugo Okada   |   21/11/2014 15:28

Cais do Sertão (PE) homenageia Luiz Gonzaga, "rei do baião"

Inaugurado em abril, no Recife, Cais do Sertão é museu que transmite experiência do sertão nordestino

O bairro do Recife Antigo, na capital pernambucana, reúne grande variedade de museus e centros culturais que mostram as características culturais, econômicas e históricas do povo pernambucano. O Cais do Sertão, inaugurado em abril deste ano, utiliza recursos interativos e tecnologia para proporcionar uma experiência pelo sertão nordestino.

Composto por dois módulos e localizado no antigo Armazém 10 do Porto do Recife, possui área total de 7,5 mil m² e investimento de aproximadamente R$ 97 milhões em recursos do Ministério da Cultura e do Governo de Pernambuco. A curadoria do espaço é da pernambucana Isa Grinspum Ferraz, também diretora de criação, e a ideia original é do antropólogo Antonio Risério. A equipe de criação envolve nomes como Tom Zé, José Miguel Wisnik e Frederico Pernambucano de Mello. Já a criação de conteúdo está a cargo dos cineastas Kleber Mendonça Filho, Lírio Ferreira, Paulo Caldas, Marcelo Gomes e Camilo Cavalcanti, além do xilogravurista e cordelista J. Borges.

No módulo 1, de dois mil m², funciona o museu do sertão e da obra de Luiz Gonzaga, composto por seis espaços: recepção, praça, vitrine com objetos pessoais de Luiz Gonzaga e de sua família, sala de espetáculo multimídia e espaço “Armazém: O Mundo do Sertão”, que apresenta as características da vida sertaneja em sete territórios divididos pelos temas: Ocupar, Viver, Trabalhar, Cantar, Criar, Crer e Migrar. O sexto espaço, denominado simplesmente de Caixa, apresenta três experiências audiovisuais: Ói eu aqui de novo: vida e obra de Luiz Gonzaga; A Língua no Sertão – espetáculo de luzes e sons sobre o falar e o escrever sertanejos, e Cordel – a literatura de cordel em versos e animação.

O módulo 2 é composto por centro cultural com auditório, salas para oficinas, restaurante, café e espaços de ambientação e convivência, em área total de 5,5 mil m². As obras ainda estão em execução, e a previsão de inauguração é para o final do ano. Confira imagens do Cais do Sertão clicando no ícone “+Fotos”.

Horário de funcionamento:

Segunda-feira: Fechado
Terça-feira: das 9h às 21h
Quarta à Sexta-feira: das 9h às 17h
Sábado: das 13h às 19h
Domingo: das 11h às 19h

O PanHotéis viajou com o apoio do hotel Nobile Inn Beach Class Convention em Recife, e da Luck Receptivo.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Hugo Okada

Hugo Okada tem 4257 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS