Maria Izabel Reigada   |   17/11/2014 14:07

Taxa Turística de Lisboa vale a partir de janeiro de 2015

Depois de muita polêmica, a criação da Taxa Municipal Turística, em Lisboa, está prestes a se tornar realidade. Ela foi incluída no Orçamento Municipal, apresentado na semana passada na Câmara

Depois de muita polêmica, a criação da Taxa Municipal Turística, em Lisboa, está prestes a se tornar realidade. Ela foi incluída no Orçamento Municipal, apresentado na semana passada na Câmara de Lisboa. De acordo com o texto que cria a taxa turística, cada visitante que chegue a Lisboa pelo aeroporto ou porto da cidade deverá pagar o equivalente a 1 euro pela visita. A taxa vale para todos os não-residentes em Lisboa, inclusive visitantes portugueses.

Com a criação da taxa, a expectativa é de geração de 7 milhões de euros adicionais ao orçamento já em 2015, uma vez que a novidade valeria a partir de 1º de janeiro – e até 2019, quando termina o período projetado no Plano Estratégico de Turismo de Lisboa. Estão excluídos do pagamento os visitantes que chegarem em carros particulares, ônibus e trem.

O texto de criação da taxa inclui ainda uma nova tarifa, que entraria em vigor em 2016, valendo para cada pernoite na cidade. Seria 1 euro adicional, entre 2016 e 2019, para cada noite que o visitante passe em um dos hotéis da capital portuguesa. As associações de turismo de Portugal manifestaram-se contrárias à medida. Segundo a Câmara de Lisboa, o objetivo é que o montante arrecadado com as taxas seja revertido para melhorias em equipamentos turísticos da cidade.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Maria Izabel Reigada

Maria Izabel Reigada tem 8441 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS