Da Redação   |   24/12/2014 12:25

Programa de acessibilidade chega à sétima praia em PE

Pau Amarelo, no município de Paulista, é a sétima praia pernambucana a receber o projeto de acessibilidade Praia Sem Barreiras, que cria facilidades para o acesso de pessoas com deficiência às praias do Estado

Pau Amarelo, no município de Paulista, é a sétima praia pernambucana a receber o projeto de acessibilidade Praia Sem Barreiras. A ação, que pela primeira vez chega ao Litoral Norte do Estado, será inaugurada no próximo sábado (27) e ficará localizada próximo a Igreja Nossa Senhora do Ó. Idealizado pela Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), o projeto, voltado para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, faz parte do Programa Turismo Acessível do Governo do Estado.

Em Paulista, o Praia Sem Barreiras terá uma área com cerca de 200m² e funcionará aos sábados e domingos, sempre na maré baixa. Os visitantes poderão desfrutar, gratuitamente, de uma esteira de acesso ao mar, com 30 metros de comprimento, além de duas cadeiras anfíbias, uma piscina para o lazer de crianças e o banho de mar com o auxílio de quatro profissionais qualificados.

Para o presidente da Empetur, André Correia, a chegada do Praia Sem Barreiras no Litoral Norte reafirma a importância que o tema acessibilidade tem para o Turismo de Pernambuco. “Nosso Estado foi pioneiro em proporcionar o acesso adequado para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Hoje, estamos muito felizes e sabemos da importância de garantir a estas pessoas momentos de lazer, além de também estarmos trabalhando a inclusão social”, afirma Correia.

Uma rota acessível também foi criada para facilitar o acesso dos usuários ao Praia Sem Barreiras. O caminho tem início na parada de ônibus na avenida Cláudio Gueiros, de esquina com a rua Togo. A Prefeitura do Paulista requalificou a calçada, que agora possui dimensões apara atender as necessidades das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, com 3,5 metros de largura e 150 metros de comprimento. “A praia é o espaço mais democrático de diversão e lazer. Ainda assim, deficientes e pessoas com limitação de mobilidade continuam enfrentando dificuldade de acesso. Ao aderir a esse projeto, a Prefeitura garante que esse público possa desfrutar do nosso litoral com dignidade, como qualquer paulistense”, afirma o Prefeito de Paulista, Júnior Matuto.

Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisas e Preservação Ambiental Oceanário de Pernambuco identificou os locais que oferecem mais segurança durante o banho de mar nas praias que fazem parte do Praia Sem Barreiras. Variáveis como: topografia da praia submarina, correntes da deriva e retorno, ações das ondas, marés, recifes e corais, arenitos e/ou artificiais, além do risco iminente do ataque de tubarão foram analisados para as escolhas dos locais.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11153 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS