Diego Verticchio   |   20/05/2015 17:51

Trade do Rio: "violência volta a fazer parte da cidade"

"Lamentavelmente, a violência voltou a fazer parte da nossa rotina. Voltamos à fase de alertas aos visitantes e episódios envolvendo os consulados tendo a falta de segurança como foco"

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio (ABIH-RJ) e do Rio Convention & Visitors Bureau (Rio CVB), Alfredo Lopes, manifestou-se hoje, através de comunicado, sobre a onda de violência que a cidade do Rio vem passando. Ele alertou para o impacto negativo da violência para o turismo e chamou atenção para a necessidade de ajustes na legislação.

Há cerca de um mês o filho de Christophe Didier, da Etihad, foi esfaqueado em um assalto na Lagoa Rodrigo de Freitas. Ontem, um médico foi novamente esfaqueado e veio a falecer no mesmo dia. Em menos de um mês foram mais de quatro casos similares na Lagoa Rodrigo de Freitas ou Aterro do Flamengo.

Confira o comunicado na íntegra:

“Lamentavelmente, a violência voltou a fazer parte da nossa rotina. Voltamos à fase de alertas aos visitantes e episódios envolvendo os consulados tendo a falta de segurança como foco. Somente no último mês, a mídia destacou três trabalhadores cariocas esfaqueados em tentativas de assaltos no Centro, em Laranjeiras e na Lagoa. Este último, na noite de ontem, fez uma vítima fatal. Também este ano, tivemos no centro da cidade assaltos envolvendo a morte de um turista alemão e o esfaqueamento de uma turista vietnamita.

Nenhuma atividade econômica sofre mais com a criminalidade, com a violência nas ruas e a percepção de insegurança do que o turismo. Obviamente esperamos pulso firme das autoridades de segurança, mas o que vemos é um trabalho de “enxugar gelo” na detenção de delinquentes que precisam ser liberados porque a polícia não tem respaldo jurídico para mantê-los detidos.

É uma covardia continuarmos cobrando da polícia, estrutura do Poder Executivo, uma reação que não conta com o devido apoio dos Poderes Legislativo e Judiciário. É urgente a atualização de uma legislação que não faz mais do que promover a certeza da impunidade. O que mais precisa acontecer? Até quando continuaremos reféns?”.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Diego Verticchio

Diego Verticchio tem 3875 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS