Henrique Santiago   |   28/07/2015 09:13

Nepal: operadores questionam reabertura de trilha

Uma das trilhas mais procuradas para a prática de esportes radicais foi reaberta no Nepal.

Uma das trilhas mais procuradas para a prática de esportes radicais foi reaberta no Nepal. Pelo menos é o que afirma o primeiro relatório oficial sobre os danos causados pelos dois terremotos na região de Annapurna. O documento foi bem recebido pelo governo do país, companhias de trekking e órgãos do turismo. Mas a aprovação não foi unânime.

A Associação de Agências de Trekking do Nepal (TAAN, da sigla em inglês) é uma das insatisfeitas. De acordo com o presidente Ramesh Dhamala, o órgão deveria ser encarregado da avaliação e do reparo das trilhas.

“Nós temos um time de profissionais treinados, que conhecem a geografia das montanhas muito bem e têm a expertise no setor de trekking e montanhismo”, criticou ele.

De acordo com o CEO da Mountain Treks, o estudo deveria ter sido feita em parceria com operadores de trekking.

“A avaliação deveria ter sido mais detalhada e feita por um tempo mais longo, já que se trata de um tema de segurança importante”, ponderou.

O QUÃO SEGURO ESTÁ?
O documento afirma que 3% das acomodações foram danificadas, e esse número reflete com facilidade no reparo dos danos.

“Oficiais de conservação do Annapurna Conservation Área Project (ACAP) e guias de trekking da região foram criticamente importantes para ajudar a equipe a percorrer os quase 200 quilômetros da rota”, disse o engenheiro estrutural da empresa Miyamoto, Kit Miyamoto.

O turismo é a principal porta de entrada de turistas internacionais para o Nepal, com mais de 40% dos 800 mil visitantes anuais interessados em trekking e atividades de aventura.

“Como muito outros operadores, nós temos visto uma queda significante em reservas desde o terremoto, assim como os viajantes estão preocupados com a segurança no Nepal. Tem havido muita especulação sobre a condição das trilhas, mas acreditamos que a indústria necessita de uma avaliação adequada para fazer decisões baseadas em fatos”, disse o CEO e fundador da Intrepid Travel, Darrell Wade.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Henrique Santiago

Colaboração para o Portal PANROTAS

Henrique Santiago tem 3136 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!