Artur Luiz Andrade   |   10/07/2015 18:10

Qual dessas marcas tem mais a cara de Florianópolis?

Ajude Florianópolis a escolher sua marca turística. São três opções, lançadas pelo Laboratório de Orientação da Gênese Organizacional (Logo) da UFSC, em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo.

Ajude Florianópolis a escolher sua marca turística. São três opções, lançadas pelo Laboratório de Orientação da Gênese Organizacional (Logo) da UFSC, em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo. “O turismo precisa de uma marca. A cidade precisa de uma marca. Esse é um projeto extremamente técnico, participativo e feito pela população, que já definiu o DNA da marca. Com base nesse DNA é que foram desenhadas as três opções. É muito importante e nós queremos que a cidade também participe deste processo de escolha da marca”, disse a secretária, Zena Becker.

A votação está aberta até o dia 8 de agosto no www.marcaflorianopolis.com. As alternativas foram definidas como “Movimenta Florianópolis”, “Minha Florianópolis” e “Tecendo Florianópolis”.

“Hoje, Florianópolis não tem uma marca que diferencie e promova a cidade. Outras cidades que têm algum grau de importância turística têm uma marca moderna, que realmente serve de referência, tanto para ações públicas, como para o desenvolvimento de produtos turísticos com a marca. Certamente, a escolha não será unânime, mas esta é a maneira mais democrática, participativa, que permite a participação de toda comunidade não só na última etapa, mas desde o início do processo”, destacou o prefeito Cesar Souza Junior.

“A marca da cidade está sendo construída de dentro para fora. Com a participação de todos aqueles que amam Florianópolis. Nós fizemos as identidades visuais utilizando também referências do mundo inteiro, criamos uma fonte exclusiva que chamamos de purpurata – flor símbolo da cidade – e desenvolvemos as três propostas. Umas mais tradicionais, outras mais dinâmicas, sendo que cada uma delas possui um dinamismo quanto a sua aplicabilidade em produtos, material de divulgação e consideradas tecnicamente perfeitas para redução, ampliação, uso colorido ou em preto e branco”, destacou o coordenador do Logo (UFSC), Luiz Salomão Ribas Gomez.

O estudo foi dividido em três fases: etapa think (pesquisa e entrevistas preliminares) e com a realização de eventos criativos (com evolvidos no processo, imprensa, empresários e moradores, entre outros); etapa experience (identidade visual, validação e propósito); etapa manege (estratégias de gestão da marca).

O projeto conta com o apoio de entidades como o Sapiens Parque. “As três opções que nós temos são sensacionais. Cada uma realmente reflete os elementos do DNA de Florianópolis, uma cidade vibrante, multicultural, natural, quirida e mágica. O processo foi extremamente participativo, espero que tenhamos um grande envolvimento na escolha e que esta marca possa ser absorvida por toda a cidade”, frisou diretor executivo do Sapiens Parque, José Eduardo Fiates.

Saiba mais sobre cada definição:

1 - Minha Florianópolis – Caminhante e personalizada e cada pessoa vai poder construir a sua marca de Florianópolis mudando as referências. Centenas de ícones vão estar disponíveis em um aplicativo, mas a marca da cidade foi trabalhada com os ícones figueira, ponte, bernunça, sol e prancha.

2 - Tecendo Florianópolis – É mais focada nas coisas da ilha, uma marca mais estática e tradicional. A partir da renda, foram buscados os ícones da cidade como a ponte, garapuvu, sol, martim pescador, laélia purpurata, entre outros elementos.

3 - Movimenta Florianópolis – Proposta mais dinâmica, mais rápida, na qual se buscou três elementos: flor, a ideia da letra f e o mapa da cidade. Nela foi trabalhada a questão do grafismo, com as ondas e as linhas.
Ajude a escolher a marca de Florianópolis em www.marcaflorianopolis.com.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18768 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.