Luiza Gil   |   20/08/2015 11:23

Confira 10 praias que todo mundo deveria conhecer

Lista com 10 litorais que todo mundo precisa visitar antes de partir dessa para melhor.

A imagem de um céu ensolarado, mar de águas cristalinas, areia branquinha e espreguiçadeiras para muita gente é a o retrato de uma viagem perfeita. As praias parecem ter o poder de nos deixar relaxados e animados ao mesmo tempo - é lá que damos uma trégua da correria do dia a dia e ficamos felizes por conhecer locais novos e tão exuberantes. Para você que conseguiu até sentir a maresia, aí vai uma lista com dez litorais que todo mundo precisa visitar antes de partir dessa para melhor, preparada pelo TripAdvisor.

1. ANSE LAZIO
Localizada no arquipélago de Seychelles, na Ilha de Praslin, África Central, está uma das praias consideradas mais lindas do mundo – a Anse Lazio. O cenário conta com uma vista espetacular do Oceano índico com uma cor única de azul, areia branca, palmeiras e muitas outras plantas, tudo isso envolto por uma série de pedras de granito e corais, formando uma visão de digna de cartão-postal. As águas calmas são ideais para relaxar e praticar mergulho – e de quebra conhecer um pouco da biodiversidade local, já que quase metade do território de Seychelles faz parte de reservas naturais, além de possui dois sítios do Patrimônio Mundial da Unesco: Aldabra e Praslin’s Vallée de Mai.

2. LANIKAI
O Havaí, nos Estados Unidos, é muito conhecido pelas paisagens de tirar o fôlego – e não é à toa. As praias são como nos filmes, se não muito melhores. Uma das paradas imperdíveis é o litoral de Lanikai, na ilha de Oahu. É o destino certo para quem quer fugir um pouco da loucura de Waikiki, portanto a palavra de ordem é tranquilidade. Areia branca e fofa, águas calmas e quentes fazem a atmosfera calma. Mas também há opção para os viajantes que buscam mais atividades: uma ótima escolha para conhecer outros lugares é ir de caiaque até as duas pequenas ilhas, chamadas Mokuluas.

3. NAVAGIO BEACH (SHIPWRECK BEACH
Na ilha grega de Zakynthos, próxima à Itália, está uma das praias mais lindas que você já viu – ou verá – na vida. Navagio (ou Praia do Naufrágio) é a maior do litoral, com cerca de 125 quilômetros. O clima quente, áreas verdes, o navio encalhado em sua faixa de areia e, principalmente, as cavernas com águas azuis turquesa cristalinas transformam o local em um verdadeiro paraíso - as Blue Caves definitivamente merecem atenção especial.

4. EAGLE BEACH
Certamente o Caribe não poderia ficar de fora da lista. A escolhida, entre tantas opções, foi a Eagle Beach, em Aruba, famosa pelas areias brancas e macias. Além disso, há diversas opções para se sentir um verdadeiro caribenho, com áreas para piqueniques, cabanas e muitos esportes aquáticos, como dar uma volta de jet sky. Outra curiosidade do local são os marcadores vermelhos e brancos na areia, utilizados para proteger os ninhos de tartaruga – com cerca de 80 ovos cada! Já imaginou testemunhar os filhotes encontrando o caminho para o mar?

5. GRACE BAY
Grace Bay está localizada na ilha Providenciales, que faz parte do arquipélago com 40 ilhas de Turks e Caicos (entre Bahamos e República Dominicana). Não é por sorte que o lugar está se tornando o queridinho dos norte-americanos e europeus, principalmente das celebridades. Além dos vários hotéis e restaurantes luxuosos e a fama de ter o mar mais azul do Caribe, o litoral ainda é cercado por paredes de recifes e é lar para milhares de animais marinhos, como golfinhos, baleias, arraias e tartarugas, cenário perfeito para praticar mergulho, kitesurf, kiteboarding e parasailing – há professores especializados em ensinar os turistas.

6. PINK SANDS BEACH
Mais uma vez o litoral caribenho ganha espaço. Mas agora é em uma praia que impressiona pelas cores – bem diferente das anteriores, a areia é rosa! O contraste entre o mar cristalino e o pink é o cartão de visita perfeito. Situada na ilha Harbour, essa praia se estende por mais de 35 quilômetros. A influência britânica, presente desde 1700, está estampada na arquitetura e no modo de vida dos locais.

7. WHITEHAVEN BEACH
Imagine praias de areia branca com palmeiras, rodeadas por límpidas águas azuis. Essa é a definição para as Ilhas Whitsunday, na Austrália, onde está localizada a praia Whithaven. São sete quilômetros de litoral deserto, onde é possível mergulhar em um iate com toda a privacidade para admirar a grande barreira de corais com visão privilegiada. Por toda essa beleza, o local ganhou o prêmio de Melhor Praia do Pacífico Sul de 2015 pelo TripAdvisor Travellers´ Choice Awards.

8. RADHANAGAR BEACH
Na ilha Haverlock, a maior do arquipélago Richie, na Índia, está a praia Radhanagar, uma das mais populares da Ásia. Árvores gigantescas, faixa de areia branca e limpa e caranguejos desenhando o litoral com suas patinhas marcam a beleza do lugar.

9. SIESTA KEY PUBLIC BEACH
A areia dessa praia norte-americana, na costa do Golfo da Flórida, é composta 100% por puros cristais de quartzo, tão finos que parecem pó. Águas calmas e limpas, boas para boiar e nadar tranquilamente compõem o local. Além disso, para quem curte fazer caminhadas ou andar de bicicleta na praia, Sieste é perfeita – a praia é muito plana e perto da água fica bem firme.

10. BAMBOO ISLAND
Na Tailândia, a ilha Bamboo é uma das mais belas do Parque Nacional em Phuket. Suas águas cristalinas dão a oportunidade tanto de relaxar na parte rasa e quente, quanto de realizar mergulhos para alimentar a enorme quantidade de peixes em um cenário digno de filme.

Tópicos relacionados