Luiza Gil   |   12/08/2015 11:31

Conheça 15 cataratas impressionantes ao redor do mundo

Lista com as 15 cachoeiras mais bonitas no mundo.

A água parece vir diretamente do céu de tão altas que são algumas cataratas espalhadas pelos mais diversos locais do planeta. Altura, volume e estrondo são algumas características físicas, mas nem de perto são suficientes para explicar o que essas quedas d’água despertam nas pessoas ao serem contempladas. A beleza enche os olhos e mostra o quanto a natureza pode surpreender.

CATARATAS VITÓRIA
Localizada no Rio Zamberi, na fronteira com o Zimbabue e Zambia, na África, a Victoria Falls foi "descoberta" por David Livingstone, um missionário e explorador escocês, em 1855, que nomeou a cachoeira em homenagem à rainha Victoria.

VENTISQUERO COLGANTE
Dentro do Parque Nacional Queulat (Chile), no topo dos Andes, a água cai por uma camada de gelo no ponto mais alto que tem 50 mil anos de idade! Além disso, a queda d’água ocupa 80 quilômetros quadrados do cume da montanha a dois mil metros acima do nível do mar.

CACHOEIRA PEARL SHOAL
No parque Jiuzhaigou, na província de Sichuan (China) é onde está essa maravilha da natureza. Com certeza o que chama a atenção é o seu formato tão distinto das outras cachoeiras e a claridade de suas águas, que caem como se fossem uma pintura.

CACHOEIRA SUTHERLAND
Localizada na Ilha Sul, Nova Zelância (perto de Milford Track), a cachoeira possui 580 metros de altura, ganhando o título de mais alta do país. Para se chegar lá, é preciso realizar uma caminhada de 45 minutos.

CATARATAS DO NIAGARA
Uma das mais conhecidas – e impressionantes –, essa magnífica queda d’água faz parte da província de Ontário, no Canadá. Parece que um gigantesco rio foi cortado e suas águas caíram em um abismo infinito. Esse é o resultado quando três cachoeiras (Horseshoe Falls, Quedas americanas, e Bridal Veil Falls) unem suas forças. Quando anoitece, as águas são iluminadas por luzes coloridas.

CATARATAS PALOUSE
Em Washington, Estados Unidos, está o Parque Estadual Paulose Falls, destinado para camping. Dentro dele estão algumas das mais belas cachoeiras, incluindo a imponente Paulose.

CATARATAS DO IGUAÇU
Na fronteira do Paraná com Missiones, província Argentina, fica a famosa queda d’água brasileira. São 275 quedas de água no Rio Iguaçu, que entraram para a lista das Sete Maravilhas Naturais do Mundo com um bilhão de votos, ao lado da Floresta Amazônica e Rio Amazonas, além de ser Patrimônio da Humanidade.

CATARATAS DE KAIETEUR
Uma das cataratas que mais produzem volume água do mundo – 633 metros cúbicos por segundo – deságua no rio Potaro, na região central da Guiana, dentro do parque nacional de mesmo nome. É uma combinação de grandezas: altura (de 226 a 251 metros) e largura (100 metros).

CATARATAS TAUGHANNOCK
Localizada em Tompkins Country, em Nova York, nos Estados Unidos, só há uma forma de chegar até essa cachoeira: por uma trilha. Vale lembrar que é estritamente proibido nadar em suas águas, então nada de mergulhar!

GULLFOSS
A cachoeira fica no cânion do rio Hvítá, na Islândia. Suas características são as curvas acentuadas, perpendiculares ao fluxo do rio, formando três cascatas de 11, 21 e 32 metros de profundidade e 2,5 quilômetros de comprimento.

CATARATAS DE YOSEMITE
Com 739 metros de altura é a cachoeira mais alta da América no Norte. Situada no Parque Nacional Yosemite, na Califórnia, Estados Unidos, contém quedas divididas entre superiores (440 metros de altura), médias (206 metros) e baixas (98 metros).

CACHOEIRA LARGE
Dentro do Parque Nacional do Lago Plitvice, o mais antigo do sudeste europeu, na Croácia, está a cachoeira Large. As várias quedas d’água que a compõe já foram cenário do filme O Senhor dos Anéis.

ILHAS FAROE
Território dependente da Dinamarca, as ilhas estão localizadas no oceano Atlântico Norte e ficam entre a Islândia e a Escócia. A cachoeira deste local é um espetáculo à parte – a nascente, dentro da ilha, joga suas águas para fora de suas terras, diretamente no oceano.

CATARATAS BAN GIOC–DETIAN
Ban Gioc – Detian Falls são duas cachoeiras no cais Son Rio que abrangem a fronteira entre Vietnã e China. A queda d’água não surpreende pela sua altura, mas sim pela beleza e largura (com o título de mais larga do país).

CATARATAS ANGEL
Situada dentro do Parque Nacional de Canima, na Venezuela, a Angel possui o título de maior catarata do mundo, com 979 metros de altura e 807 metros de queda ininterrupta. O parque, formado pela floresta Amazônica, foi declarado Patrimônio Mundial da Natureza pela Unesco.

Veja abaixo algumas fotos dessas verdadeiras maravilhas da natureza.

Tópicos relacionados