Luiza Gil   |   10/08/2015 16:18

Conheça Cali, a capital da salsa na Colômbia

Conhecida como Santiago de Cali, a cidade está entre a cordilheira ocidental e a cordilheira central dos Andes, nas margens do Rio Cauca. A capital do Vale do Cauca é o epicentro da salsa, onde estão grandes artistas do ritmo e acontecem os maiores festivais de dança do mundo, segundo a Procolombia.

Conhecida como Santiago de Cali, este belíssimo destino está entre a cordilheira ocidental e a cordilheira central dos Andes, nas margens do Rio Cauca. O lugar é conhecido como capital da salsa, onde estão grandes artistas do ritmo e acontecem os maiores festivais de dança do mundo, segundo a Procolombia, organização governamental que promove o turismo, as exportações e os investimentos da Colômbia.

Todo ano, é realizado o Festival Mundial de Salsa, um show do qual participam escolas e academias locais e de outras cidades, inclusive do Exterior. Nessa edição, a competição terá início em 28 de setembro e se estende até 4 de outubro.

Além disso, em dezembro, a cidade cedia a Feira de Cali, que está entre os melhores festivais de música da América Latina, de acordo com a organização. O evento tem como destaque a abertura no Salsódromo, onde participam cerca de 1,3 mil bailarinos. A feira começa com uma apresentação de cavalos, carroças antigas e carros clássicos, corridas de touro, concursos de beleza, gastronomia e desfiles de moda.

Para se divertir durante a noite, o Parque del Perro oferece várias baladas, bares e restaurantes. Já a atividade comercial está no centro da cidade, na importante Praça de Caicedo, nomeada em homenagem ao herói de Cali Joaquin Caicedo y Cuero.

PONTOS TURÍSTICOS
O Rio Cali atravessa as paisagens de toda a cidade e divide a parte antiga colonial da área mais moderna. Ao sul do rio está o centro histórico, onde se conserva a La Plaza de Caicedo, zona considerada a mais importante da capital. Também se destacam o Teatro Municipal Enrique Buenaventura, o Museu Simón Bolívar onde está enterrado o cavalo de Bolívar, chamado “Palomo”, e o Cristo Rei, que possui 26 metros de altura, localizado no alto do morro Los Cristales, onde há vista panorâmica de Cali.

O Estádio Olímpico Pasdral é um complexo esportivo conhecido como El Pascual. O espaço comporta 45 mil torcedores e foi palco de eventos importantes, como os Jogos Pan-Americanos de 1971, Copa América 2001 e os Jogos Mundiais em 2013.

TURISMO RELIGIOSO
Cali possui muitos pontos desse tipo, como a Igreja Ermita, símbolo da cidade, que apresenta estilo gótico e é composta por ornamentos de outras partes do mundo. A Catedral de São Pedro é considerada um Patrimônio Histórico Nacional, pois se manteve intacta após terremotos. Há também a Igreja de Santo Antonio, o Templo de São Francisco, além de muitos conventos visitados devido às belas paisagens.

Tópicos relacionados