Luiza Gil   |   17/08/2015 17:10

Honduras: um paraíso tropical da América Central

Locais turísticos em Honduras para conhecer a cultura local, ruínas maias, florestas tropicais e praias exuberantes.

Muito mais do que praias – que são maravilhosas em praticamente todos os países da América Central –, Honduras oferece diversas opções de lazer. Em suas ilhas espetaculares há espaço tanto para as águas cristalinas quanto para florestas tropicais exuberantes e imponentes montanhas. Além de ser um dos melhores locais para mergulho no Caribe, o país oferece antigas ruínas maias, vilas coloniais e celebrações festivas como atrações. Rafting, caminhadas, vida selvagem exótica e muitas outras atividades vão te entreter o dia inteiro de uma forma bem diferente! Confira abaixo alguns pontos turísticos do local.

Cayos Cochinos
Composto por duas ilhas principais e outras várias ilhotas, Cayos é um retiro tranquilo para os viajantes que buscam experimentar a beleza natural do país, sem o agito das multidões. Não há estradas ou automóveis, portanto o transporte é feito por uma trilha que liga as praias às aldeias. Uma caminhada bastante popular é a subida para o farol, onde há vista panorâmica da região. E, claro, praias deslumbrantes, tanto para nadar quanto para mergulhar.

Rio Cangrejal
Local considerado uma das melhores áreas da América Central para a prática de caiaque e rafting - com seus longos trechos de corredeiras em torno de pedras -, o rio oferece muita adrenalina. São quatro diferentes seções do Cangrejal, cada uma específica para o nível de habilidade de quem for se aventurar. Existem vários operadores turísticos disponíveis na região para organizar excursões, assim como guias treinados que instruem os turistas nas duas modalidades.

Rio Platano Biosphere Reserve
Esse destino é quase um dever para os amantes da natureza. Na Reserva da Biosfera do Rio Plátano estão alguns ecossistemas intocados pelo homem e várias espécies ameaçadas de extinção. Além disso, os visitantes podem desfrutar de caminhadas, pesca, expedições de rafting, passeios pelas florestas tropicais para conhecer pássaros exóticos, macacos, onças, jacarés e iguanas. A reserva abriga um grande número de sítios arqueológicos, ruínas maias e um local visitado por Cristóvão Colombo.

Guanaja
A ilha oferece duas opções: relaxar ou se engajar nas diversas atividades ao ar livre. Com temperaturas amenas durante todo o ano e altos níveis de visibilidade de recifes de corais, as águas do oceano que cercam Guanaja são ideais para mergulho. A programação também inclui caminhadas pela selva, subir o Pico do Grant (onde há um linda cachoeira), se jogar nas compras e explorar a culinária e cultura das aldeias locais.

Punta Sal
Uma vez utilizado como refúgio para os piratas, o território protegido em torno de Punta Sal é hoje um lugar popular para encontrar a beleza natural e vida selvagem de Honduras. Em meio a diversas paisagens de praias, manguezais, florestas tropicais e lagoas, os turistas podem ver uma grande variedade de espécies de animais selvagens – pássaros tropicais, tartarugas marinhas, golfinhos, peixes-boi, crocodilos e macacos. A reserva também dispõe de uma tradicional aldeia de cabanas de palha onde os visitantes podem aprender um pouco sobre esse povo.

Lago de Yojoa
Ponto famoso para muitos turistas, o maior lago natural do país oferece muitas coisas para ver e fazer. Com sua abundância de espécies de peixes e aves, Lago de Yojoa é ideal para pesca e observação de animais. As fontes termais também são uma opção, assim como explorar cavernas, caminhar por deslumbrantes cachoeiras, passeios pelas plantações de café e investigar antigas ruínas maias. Além do mais, os visitantes encontrarão uma abundância de restaurantes e hotéis.

Utila
Além de ser considerado um dos melhores destinos de mergulho do Caribe, Utila disponibiliza cursos muito baratos para aprender o esporte. No entanto, o mergulho não é o único forte do lugar. Natação, canoagem e remo também são práticas aquáticas bastante populares. Para quem prefere terra firme, são indicadas subir até o Pumpkin Hill para admirar a paisagem, passeios a cavalo pela selva e exploração de cavernas.

Copan
Localizado ao Oeste de Honduras, Copan é um pequeno e famoso local maia por sua notável série de estelas (que significa pedra erguida) com retratos. Algumas das estelas e esculturas que fazem parte da decoração dos edifícios da cidade datam do século nove a.C. O local cresceu e se tornou um dos pontos maias mais importantes durante o século cinco d.C, contando com mais de 20 mil habitantes, mas, misteriosamente, foi abandonado alguns séculos depois.

Roatan
Roatán é uma das ilhas da baía de Honduras no Mar do Caribe. Porto muito usado para paradas de cruzeiros, o local é uma das atrações turísticas mais populares por causa de suas belas paisagens e variedade de atividades. Suas praias de cair o queixo com recifes de corais são ideais para praticar mergulho e natação. A ilha também possui muitas atrações como o Iguana Farm (literalmente uma fazendo de iguanas), o Jardim Botânico Caramola e o parque de borboletas.

Tópicos relacionados