Luiza Gil   |   24/08/2015 10:07

Movimento negro cria iniciativas para indústria de viagens

The Black Travel Movement é um movimento de negros e latinos para mostrar que essas comunidades também viajam para lazer e têm poder de compra.

Estabelecido nos Estados Unidos, The Black Travel Movement é uma iniciativa desenvolvida por afrodescendentes e latinos com o objetivo de mostrar que essas pessoas embarcam em viagens de lazer, e não apenas para trabalhar, e têm participação relevante no setor do turismo.

Existem vários grupos engajados nessa causa, como o caso do Nomadness Travel Tribe, com mais de oito mil membros em cerca de 30 países. A plataforma é destinada apenas para convidados – é preciso ter ao menos um carimbo no passaporte para entrar na tribo, que já possui cerca de três mil pedidos pendentes –, que compartilham entre si histórias, conselhos, fotos e experiências de viagens mundo afora. Outro movimento é o Travel Noire, que tem como slogan “Percepções de uma comunidade de viajantes negros”.

PASSEIOS ALTERNATIVOS
Outro ponto que esses movimentos querem destacar nas viagens é valorizar as experiências que os destinos oferecem, investindo em passeios fora dos roteiros tradicionais – muitas vezes feitos só para conseguir uma boa selfie.

Essa corrente está presente em várias redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram), e marca presença no Youtube, com séries de relatos de viajantes negros. Além disso, a maioria dos grupos possui seus próprios site e blogs de divulgação.

PESQUISAS
A ideia é baseada não apenas em uma vontade de destruir estereótipos. Há números também. De acordo com o instituto Mandala, especializado em turismo, 17% dos negros norte-americanos realizam ao menos uma viagem internacional ao ano e são responsáveis pelo gasto de cerca de US$ 48 bilhões.

Além desses números, um levantamento do Instituto Nielsen e da National Newspaper Publishing Association, feita em 2013, mostrou que a parcela negra da população dos Estados Unidos – que representa 43 milhões de pessoas, um percentual igual a 13% do total de viagens, têm o hábito de utilizar mais a internet como recurso de planejamento de viagens do que outros grupos. O poder de compra dessa comunidade foi calculado em US$ 1 trilhão.

NO BRASIL
O próximo destino que será alvo desses viajantes é Salvador, na Bahia. No ano que vem, a capital baiana será visitada pelo menos dez vezes por esses dois grupos - tanto a Nomadness Travel Tribe como a Travel Noire (que visitará o local oito vezes).

Outro local brasileiro na mira é o Rio de Janeiro. No próximo ano novo, os integrantes do Nomadness participarão da festa e, uma semana depois, embarcarão para a terra de todos os santos. Os viajantes realizarão aulas de percussão, surfe, capoeira e samba, visitarão feiras locais, além de passeios pelo pelourinho e outros pontos de interesse.

OUTRAS INICIATIVAS
Conheça um pouco mais sobre o movimento nos seguintes sites:

- I’m Black And I Travel

- Soul Society

- Jetsetsarah

- Black Adventuristas

- Camping In Color

- Ugogurl

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Luiza Gil

Luiza Gil tem 304 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS