Artur Luiz Andrade   |   21/08/2015 10:37

Recomendações para fortalecer a marca turística África

A OMT realizou, de 17 a 19 deste mês, em Gana, a conferência regional Enhancing Brand Africa - Fostering Tourism Development, com o objetivo de fazer uma análise e estabelecer metas e recomendações para o fortalecimento da marca África como destino turístico mundial.

A OMT realizou, de 17 a 19 deste mês, em Gana, a conferência regional Enhancing Brand Africa - Fostering Tourism Development, com o objetivo de fazer uma análise e estabelecer metas e recomendações para o fortalecimento da marca África como destino turístico mundial. O evento foi aberto pelo presidente de Gana, John Dramani Mahama, que destacou que o turismo internacional contribui com 4,7% do PIB do país.

"Adotamos diversas estratégias e alcançamos a meta de um milhão de chegadas, e estamos trabalhando para melhorar esse número e a receita gerada por ele. Hoje o turismo é o quarto maior contribuinte em receita para nossa economia, atrás, do cacau, do ouro e do petróleo", disse.

"Temos de mudar a percepção negativa que foi construída ao longo dos anos (em relação à África). A África não é um país e sim 54 diferentes nações. A África é o continente que mais cresce em população. Seis países africanos estão entre as economias que mais crescem no mundo. Há mais assinantes de telefonia móvel na África que na Europa e América combinadas. E temos argumentos de vendas únicos, que podemos empacotar para o mundo. Se empacotarmos a África, a mídia internacional responderá", continuou o presidente de Gana.

Para o secretário geral da OMT, Taleb Rifai, "é uma tragédia que muitas histórias positivas sobre a África se encontrem escondidas das manchetes dos jornais".

Como conclusão, a conferência definiu necessidades para que a África desenvolva mais e melhor o seu turismo:

1. "Sejam donos de sua própria narrativa";

2. Engajem a sociedade, especialmente mulheres e jovens, comunicando novas mensagens;

3. Abracem a tecnologia e as mídias sociais (a campanha #theAfricatheMediaNeverShowsYou foi citada como exemplo);

4. Construam 54 marcas fortes de países como pilares da Marca África;

5. Melhorem a cooperação regional em áreas como vistos e conectividade;

6. Criem parcerias com a mídia, a sociedade civil e o setor privado, mostrando o papel das organizações de marketing dos destinos como facilitadores para as histórias das pessoas;

7. Invistam em estratégias de comunicação para lidar com crises;

8. Avancem nos investimentos em comunicação e marketing.

A Assembleia Geral da OMT acontecerá de 14 a 17 de setembro, na Colômbia.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18741 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.