Luiza Gil   |   22/09/2015 09:22

Conheça 6 lugares subestimados no Mediterrâneo

Lista com seis locais pouco explorados pelos turistas na Europa.

É consenso geral: há algo de especial nas praias europeias e nas águas do Mar Mediterrâneo. Mas esse é o problema. Isso porque alguns locais considerados "consagrados" ficam, boa parte do ano, abarrotados de turistas. Mas a Europa é muito maior, por isso não desanime ao planejar uma viagem ao continente. Existem diversos locais tão lindos quanto os mais famosos (e bem mais vazios) para curtir as férias. Confira seis opções fora do comum e diga adeus às multidões.

Tarifa, Espanha
Esta cidade costeira sobre o Estreito de Gibraltar é rica em história, antigas muralhas e ruínas da cidade romana Baelo Claudia. Influenciada pela proximidade com o Marrocos, Tarifa é mais uma lembrança de um bazar árabe do que de qualquer coisa no continente, com culinária do norte africano tão boa quanto em qualquer outro na Europa. Ostentando algumas das maiores praias mediterrâneas, o local também atrai praticantes de windsurf, graças às suas rajadas de vento.

Ajaccio, França
A maior cidade da Ilha de Córsega possui vários barcos e capitães ansiosos para te levar em um passeio ao redor das ilhas circundantes. E não são só as praias que impressionam. Os cafés e ruas arborizadas dão ao lugar uma sensação de estar (quase) no Caribe. Se você cansar da areia e do mar, ainda pode aproveitar um pouco de cultura no Museu Fesch, que mantém uma das melhores coleções de obras de arte italiana em toda a França.

Chania, Grécia
Enquanto a arquitetura em lugares como Veneza e Florença é definitivamente uma atrativo para os olhos, mas a lotação desses destinos, com milhares de turistas tirando selfies, pode ser desagradável. Uma das alternativas é Chania, na ilha grega de Creta (segunda maior do país), com edifícios que lembram os das belas cidades italianas, mas com uma fração das multidões. Você também vai querer conhecer a cidade velha, que combina arquitetura turca e veneziana, assim como o Museu Arqueológico.

Valletta, Malta
Valletta é uma cidade com mais de sete mil anos, situada em uma das penínsulas mais pitorescas do Mediterrâneo. A arquitetura se manteve quase inalterada desde 1798, quando foi abandonado pela Ordem de São João de Jerusalém. Com tanta história para contar, o Museu Nacional de Belas Artes e do Teatro Manoel são paradas obrigatórias. Mas, se as águas azuis brilhantes do mar são mais convidativas, você encontrará alguns dos melhores pontos de mergulho europeus nas cavernas e naufrágios da época da guerra.

Split, Croácia
A Croácia se tornou uma dos destinos favoritos de férias na Europa. Porém, talvez Split não esteja no roteiro de grande parte dos viajantes. A passarela recém-reformada oferece uma forma descontraída de apreciar a cidade, enquanto o épico Palácio de Diocleciano, uma extinta fortaleza militar (ou cidade murada), tornou-se o lar dos bares, restaurantes e vida noturna. Depois de um dia de sol e mar na praia de Bacvice, nada melhor do que provar pratos e coquetéis em um lugar histórico.

Maiorca, Espanha
Além da vida noturna muito agitada – ofuscada pela vizinha Ibiza – Maiorca também tem algumas das falésias mais incríveis do Mediterrâneo, ideais para mergulho. As praias na parte sul da ilha garantem que você está bem longe do tráfego turístico, oferecendo muito sossego. Para aventuras ao ar livre, o local é um dos campos de treinamento favoritos de ciclistas do continente. E se não bastasse, você ainda pode ir ao Marineland, a versão espanhola do Seaworld.

Tópicos relacionados