Luiza Gil   |   22/09/2015 09:06

Fique por dentro das novidades no Chile nesse mês

Chile está inaugurando novo mirante, tour pelas paisagens de pinguins e pela cultura mapuche.

O Chile já é um dos destinos consagrados na América do Sul. Com praias, montanhas, vulcões e neve, é um país que atrai diversos tipos de viajantes. Agora você tem mais alguns motivos para visitar o local. Neste mês de setembro, foram divulgadas as novidades, que incluem o mais alto mirante sul-americano, observação de pinguins e uma imersão na cultura do povo mapuche.

SKY COSTANERA
Com 300 metros de altura, o novo mirante da capital chilena é o mais alto da América do Sul. Localizado no shopping Costanera Center, o visitante tem visão panorâmica em 360° da cidade.

No 61º andar fica o mirante fechado, onde é possível ver 23 pontos que mostram as atrações turísticas mais importantes de Santiago. Um andar acima está o mirante a céu aberto. Em ambos os casos, os turistas contam com binóculos de longo alcance, permitindo visão dos centros de esqui da Cordilheira dos Andes e do Templo Votivo de Maipú.

O Sky Costanera conta com dois elevadores, com capacidade para 45 pessoas cada, sendo os mais rápidos do país, na velocidade de 25 quilômetros por hora (isso significa que eles se movem do 1º ao 61º andar em 40 segundos).

PUÑIHUIL
Porta de entrada das atrações de Chiloé, o Monumento Natural de Puñihuil, formado por três ilhas, é um lugar mágico, rico em biodiversidade, onde pinguins, baleias, patos e outros animais vivem juntos. Além disso, é o único local no planeta em que pinguins de Humboldt e de Magalhães fazem seus ninhos no mesmo habitat.

Os turistas podem contemplar os animais por meio de tours marítimos diários, que contam com guias locais, mas não é permitido desembarcar nas ilhas. O passeio, com duração de meia hora, pode ser feito de setembro a março. Puñihuil também conta com diferentes atrações turísticas, como bangalôs, restaurantes, artesanato e opções de trekkings guiados.

LA RUTA DEL TEAR
O Caminho do Tear (em tradução literal), em Vilcún, na região de La Araucanía, é o novo circuito turístico do Chile. Criado por quatro artesãs da área de Llamuco, é uma excelente opção para quem deseja conhecer mais sobre a cultura e a vida do povo mapuche. O passeio foca na produção de mantas, mas também aproxima os visitantes dos hábitos locais.

As fundadoras do tour decidiram ensinar para os turistas as técnicas da antiga tradição do tecer, passada de geração para geração. Elas contam as técnicas da coloração de lãs, da fiação e da confecção de prensas em witrales, conhecidos como telares (teares). As artesãs também explicam o significado dos símbolos.

Além de descobrir como é a elaboração do traje mais importante da cultura mapuche, os visitantes podem degustar a comida típica local, feita pelas próprias “professoras”.

Tópicos relacionados