Henrique Santiago   |   11/09/2015 10:01

Visit Britain: futebol arrecada €684 mi dos turistas em 2014

O Visit Britain, órgão oficial de Turismo da Grã-Bretanha, lançou um relatório que aponta o número de 800 mil visitantes internacionais

O Visit Britain, órgão oficial de Turismo da Grã-Bretanha, lançou um relatório que aponta o número de 800 mil visitantes internacionais que visitaram a região para assistir a uma partida de futebol em 2014. Esses turistas foram responsáveis por gastos de 684 milhões de euros durante a estadia.

Fãs de times como Liverpool, Chelsea, Arsenal e Manchester United foram responsáveis pelo aumento de 15% no setor, ou simplesmente 89 milhões de euros a mais injetados na economia local. A média geral de gastos de visitantes internacionais no período foi de 636 euros, enquanto os fanáticos por futebol consumiram um valor de 855 euros.

O estudo aponta, ainda, um dado curioso. Enquanto se associa o futebol ao visitante de lazer, o viajante de negócios, por sua vez, tem uma marca expressiva. De um total de 800 mil, mais de 40 mil corporativos dedicaram 90 minutos de seu dia para ver uma partida do esporte mais popular do mundo.

“Nossa ambição é converter o interesse global em futebol e na Barclays Premier League, o campeonato inglês, em mais visitantes internacionais nas regiões da Grã-Bretanha. Nós vamos fazer isso ao continuar marcar consumidores em mercados-chave ao redor do mundo com a nossa campanha ´Football is Great´ e apresentando destinos-chave que são a casa de clubes da liga, como do Nordeste, Noroeste, Midlands, Londres e País de Gales”, destacou o diretor do Visit Britain, Sally Balcombe.

A pesquisa destaca o apelo internacional massivo da liga inglesa e seu papel de valor como uma atração global aos visitantes da Grã-Bretanha. A temporada 2015/16 de futebol será a oitava consecutiva em que o órgão apoiará como parceiro não comercial.

O relatório apronta que o futebol é o esporte número um em captação de turistas internacionais. Dos visitantes que deram ao propósito primário de sua viagem ao Reino Unido de “assistir esportes”, 73% viram de perto um jogo de soccer. Cerca de 40% respondeu que o esporte era a principal razão de visitar a região europeia.

Em relação a estádios específicos, o Old Trafford, dos Red Devils, em Manchester e o estádio do Arsenal em Londres receberam 109 mil estrangeiros cada. Ao elencar os três principais mercados internacionais, a Irlando liderou, com 121 mil. Na sequência, a Noruega figurou com 93 mil fãs de futebol e, em terceiro lugar, a Suécia, com 58 mil.

Tópicos relacionados