Luiza Gil   |   09/10/2015 09:14

Conheça as regras para viajar com seu pet

Companhias de ônibus e aviões, hoteleiras e turísticas estão se adaptando para receber animais de estimação.

Cada vez está mais fácil viajar com seu animal de estimação. O número de meios de hospedagem, estabelecimentos comerciais e passeios turísticos que incluem o seu melhor amigo não para de crescer. E não é para menos. O Brasil ocupa o quarto lugar no ranking mundial em número de animais domésticos, o que representa 132 milhões. Os brasileiros, juntos, têm mais bichinhos do que crianças dentro de casa, segundo o IBGE. Por isso, as empresas estão se planejando e tomando os devidos cuidados para receber esse novo tipo de hóspede. Conheça as regras para viajar de ônibus e de avião e não passe as férias sem o seu companheiro.

ÔNIBUS
As regras variam em cada companhia. Algumas não cobram taxa extra e liberam animais domésticos e silvestres, enquanto outras só aceitam os de estimação com até oito quilos, desde que o tempo de viagem não exceda 24 horas e que os demais passageiros permitam o embarque. Essa autorização é dada pela Agência Reguladora do Transporte Terrestre (ANTT).

AVIÃO
Dentro da cabine, algumas aéreas permitem o transporte de animais de até cinco quilos, e outras estendem o limite até dez. Os bichos devem ficar entre os pés do dono e precisam ter mais de quatro meses, acomodados dentro de um container de fibra ou plástico com tapetes higiênicos e circulação de ar. Além de pagar uma taxa, é preciso levar os comprovantes da vacina contra a raiva e o atestado de saúde do animal feito por um veterinário, com validade de até dez dias a partir da data de emissão.

INCLUSÃO DOS PETS
Redes de hotéis também estão entrando na onda e passaram a receber animais de pequeno porte (até 15 quilos), cobrando taxas que variam (geralmente entre R$30 a R$50 por dia). Também é preciso apresentar a carteira de vacinação e assinar um formulário de responsabilidade. Os animais só podem circular com guia ou em caixas apropriadas e bolsas e são proibidos de entrar nas áreas sociais (bares e restaurantes) e de ficarem sozinhos nos quartos.

Alguns lugares foram além. É o caso de Brotas, que inclui o seu animal de estimação nas atividades de ecoturismo. É possível levá-los para praticar rafting, trilha e até escalada.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Luiza Gil

Luiza Gil tem 304 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS