Luiza Gil   |   19/10/2015 14:44

Conheça o fado, a tradicional música portuguesa

História, museus, principais locais e artistas para conhecer o Fado, música tradicional de Lisboa.

Muito mais do que uma canção, o fado é a mais pura expressão da “alma” e do sentimento português, sempre acompanhado pelos acordes solenes e melancólicos da guitarra tradicional. E Lisboa é o berço desse gênero musical, um dos maiores símbolos da identidade de Portugal e que hoje se reinventa nas vozes de fadistas contemporâneos.

A ligação cultural é tão forte que o fado é considerado uma marca indissociável da cultura e tradição da capital lusa há mais de dois séculos, tendo sido distinguido pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Por isso, nenhuma experiência em solo português será completa sem a sua música característica. Conheça a história e onde encontrar os melhores intérpretes do século 21, que perpetuam uma das mais belas tradições locais.

HISTÓRIA
Não tem como não mencionar o nome de Amália Rodrigues, que morreu em 1999. Considerada uma das mais brilhantes cantoras do século 20, ela ficou conhecida mundialmente como a “Rainha do fado”. Foram mais de cinquenta anos de carreira emprestando sua voz e talento para a composição de aproximadamente 170 álbuns, editados em 30 países, que renderam a venda de 30 milhões de cópias.

Prova de sua importância é a Fundação Amália Rodrigues, em Lisboa, que abriga a Casa-Museu em homenagem à cantora. Além disso, em julho deste ano foi inaugurada outra obra em seu prestígio. Criado pelo artista urbano Alexandre Farto, o rosto da fadista está gravado em uma calçada portuguesa do bairro de Alfama, em pleno coração da capital.

A geração contemporânea
Hoje, o gênero é representado por uma geração talentosa, que faz a transição do fado tradicional para sua nova fase, apresentando letras e melodias originais e autênticas, sem esquecer sua tradição poética. Vale destacar as performances de três cantoras: Mariza, Ana Moura e Carminho. Elas são consideradas as maiores fadistas da atualidade e com reconhecimento internacional. Outros nomes que se você encontrar vale a pena prestigiar são Aldina Duarte, Camané, António Zambujo, Gisela João, Cuca Roseta, Marco Rodrigues, Pedro Moutinho, Raquel Tavares, Carlos do Carmo e António Chainho.

MUSEU DO FADO
Para conhecer melhor o universo e a história da canção de Lisboa é imprescindível uma visita ao Museu do Fado, localizado em Alfama. É lá que é apresentada a história do fado desde o seu início até os dias atuais, a evolução técnica da guitarra portuguesa, os ambientes das casas de fado, e o percurso biográfico e artístico de dezenas de artistas.

CASAS DE FADO
Há quem diga que o fado só pode ser bem entendido depois de escutado, e para isso é necessário conhecer uma legítima Casa de Fados, em Lisboa. Os visitantes ou amantes do gênero poderão vivenciar todo o ambiente e rituais ligados à canção de Lisboa, e escutar esta linguagem feita de emoções. Nos bairros históricos da cidade encontram-se diversos estabelecimentos que apresentam espetáculos regulares com artistas residentes. Na região de Alfama estão as principais casas de fado da cidade: Bacalhau de Molho, Casa de Fado Marquês do Lavradio, Clube de Fado, Taverna d´El Rey e Páteo de Alfama. No Bairro Alto, estão A Severa, Café Luso, O Faia, O Forcado. Já na Lapa vá ao Sr.Vinho e, em Alcântara, no Timpanas.

TOUR VIRTUAL
Não tem desculpa: até o itinerário com as principais atrações do gênero musical mais português de todos já está pronto. É só fazer as malas e segui-lo para ter uma viagem cultural, divertida e, claro, sonora. Basta acessar aqui.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Luiza Gil

Luiza Gil tem 304 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS