Luiza Gil   |   23/10/2015 09:06

Sem crise: aplicativos para facilitar qualquer viagem

Aplicativos para ajudar a otimizar o tempo nas viagens.

Temos que aprender a utilizar mais a tecnologia ao nosso favor, principalmente na hora de viajar. Já que não desgrudamos do celular nenhum segundo, que tal torná-lo mais funcional?
Abra a cabeça e explore os aplicativos além das redes sociais. Apps de mapas, rotas de metrô e transporte público, câmbio, restaurantes, dicionário e muitos outros podem transformar qualquer roteiro, acabando com o estresse de se perder e, pior, não conseguir se achar. Tome nota das dicas abaixo, elas podem literalmente salvar sua viagem.

1 - Aplicativos de mapas
Há muitos mapas disponíveis, inclusive de cidades específicas, com nomes de todas as ruas, mapa do metrô, rotas para se fazer de bicicleta e várias opções. Verifique se o layout é bem legível e que ofereça uma área para procurar determinado local (aquela lupa) e te ajudar a chegar lá. Lembre-se de conferir se é preciso wi-fi ou o 3G para que o app funcione.

QUAL USAR: os mais conhecidos são Waze e Google Maps (gratuitos para IOS e Android). Em ambos é possível digitar o endereço e obter a rota mais fácil, tanto de carro como a pé. A facilidade do Maps é que ele também dá opções pelo transporte público, muito útil para não se perder e economizar em outros países. Outra opção é o Here Maps, que disponibiliza mapas de países dos cinco continentes em um display quase 3D, contando com vários pontos de referência (como hotéis, lojas, postos de gasolina, etc) e oferece rotas de metrô e ônibus. Além disso, é gratuito para IOS, Android e Windows Phone.

2 - Dicionário
Afinal, ninguém é obrigado a dominar todas as línguas do globo. Só que não ter uma noção do idioma complica a leitura de placas, cardápios e guias turísticos. Por isso, o aplicativo pode ajudar muito na sua comunicação.

QUAL USAR: o Google Tradutor, utilizado nos computadores, também tem versão em aplicativo, disponível para IOS e Andoid sem custo. A vantagem é a abrangência de idiomas, além de você conseguir ouvir a pronúncia dos termos. Outro app, porém só para o sistema Android, é o Yandex Translate, que oferece tradução em mais de 40 idiomas, além de explicar a palavra em vários contextos e salvar a pesquisa no histórico. Um equivalente no IOS é o iTranslate Voice, compatível com mais de 29 línguas, que, através da sua localização, reconhece o idioma. Para fazer a tradução, basta tocar na bandeira do Brasil e falar o que você deseja que, em seguida, aparecerá o termo escrito e em áudio.

3 - Conversão de moeda
Quem não é fã de matemática ou simplesmente não quer fazer uma conta mental toda vez que tiver que comprar uma garrafinha de água, vai se ver livre desse problema em segundos.

QUAL USAR: compatível e gratuito para IOS, o aplicativo Oanda é fácil de usar porque está traduzido para o português. É possível converter moedas de todo o mundo e até metais preciosos. Também sem custo para o sistema Android e IOS, o XE Currency converte mais de 180 moedas com cotações atualizadas e armazenamento de dados para uso off-line.

4 - Identificador de rede wi-fi
Será muito útil quando você precisar utilizar a internet em algum local que sua rede não tenha acesso.

QUAL USAR: o Instabridge é gratuito e compatível com Android e IOS. Com ele, você conseguirá achar as redes sem fio mais próximas, assim como a velocidade da mesma, além de ser bem bonito e fácil de usar. Outro é o Wi-Fi Finder, também disponível sem custo para os dois sistemas. Ele mostra vários tipos de rede (públicas e pagas) e identifica as que têm melhor sinal. Ainda é possível inserir a senha de redes particulares no app para que os usuários consigam utilizá-las.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Luiza Gil

Luiza Gil tem 304 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS