Luiza Gil   |   19/11/2015 08:50

Conheça as melhores atrações de Moscou, na Rússia

Roteiro com os principais passeios pela capital russa

Com as primeiras referências datadas de 1147, é claro que Moscou tem muita história para contar. E essa longa trajetória pode ser vista na arquitetura, museus, parques, galerias de arte, catedrais e muito mais. Mas, considerada uma das maiores cidades do mundo, a capital da Rússia também mostra o contraste com o passado com seus enormes arranha-céus, restaurantes renomados, hotéis luxuosos, bares, teatros e uma animada vida noturna. Entre de cabeça nesse destino pra lá de cultural.

KREMLIN
Símbolo do poder político russo e uma vez o centro da Igreja Ortodoxa, o Kremlin não é apenas o núcleo de Moscou, mas de todo o país. É de lá que os czares autocráticos, ditadores comunistas e presidentes modernos têm feito o seu melhor (e pior) para a Rússia. Cobrindo Borovitsky Hill na margem norte do rio Moscou, o local é cercado por muros de com mais de dois quilômetros de comprimento, acompanhado pela Red Square do lado de fora da parede leste. Mas, sem dúvida, as melhores vistas do complexo são de Sofiyskaya nab, no outro lado do rio. O ingresso permite a entrada em todas as cinco igrejas-museus e ao Palácio do Patriarca, mas não inclui o Armoury, a Diamond Fund Exhibition ou exposições especiais. Além disso, fique ligado: fotografar é proibido.

RED SQUARE
Com área de 400 metros por 150 metros de paralelepípedos, a Red Square, ou Praça Vermelha, está situada no coração de Moscou. Esse é um dos locais em que muita história russa aconteceu, além de contar com a Catedral de São Basílico ao sul. Não deixe de fazer um passeio noturno também, dará outra visão emocionante.

TEATRO BOLSHOI
Sem dúvida uma das referências quando se pensa em cultura russa, uma noite no Teatro Bolshoi é uma das opções mais românticas e divertidas da cidade. Com mais de 235 anos de música e dança, o local passou por uma reforma recente, reabrindo em 2011 com espaço ampliado e brilhantes molduras. Esse é definitivamente um dos passeios mais imperdíveis pela capital.

SANDUNY BATHS
Sanduny é a casa de banho mais antiga e mais luxuosa da cidade. O Gothic Room é uma obra de arte com sua rica escultura em madeira, enquanto a área principal traz uma sensação de aristocracia romana. Há vários tipos de experiência, indo de regular para premium. Mas, de qualquer forma, é preciso preparar o bolso. Itens básicos, como uma touca para evitar queimar o cabelo e um par de chinelo pode custar mais de 400 dólares.

MERCADO IZMAYLOVSKY
Esta vasta área, também conhecida como mercado Vernisazh, está repleta de arte, artesanato, antiguidades, utensílios soviéticos e outros vários tipos de lembrança, além da maior variedade de objetos originais de Moscou. Há também tapetes do Cáucaso e da Ásia Central, cerâmica, roupa de cama, jóias, chapéus, jogos de xadrez, brinquedos e muito mais.

GALERIA TRETYAKOV
A Galeria Estatal Tretyakov abriga a melhor coleção do mundo de ícones russos e um impressionante acervo de arte pré-revolucionária. O edifício foi projetado por Viktor Vasnetsov, entre 1900 e 1905, começando as atividades como galeria privada dos irmãos Pavel e Sergei Tretyakov.

MUSEU PUSHKIN
Este é o principal museu de arte estrangeira de Moscou. O local conta com uma ampla seleção de obras europeias – incluindo obras de civilizações antigas e do renascimento italiano e pinturas impressionistas e pós-impressionistas, na Galeria de Arte & American Europeia. Artistas como Botticelli, Tiepolo e Veronese fazem parte do acervo. Mas o grande destaque são as obras-primas holandesas do século 17, na chamada Era de Ouro da arte holandesa, que tem Rembrandt como estrela do show. Já as exposições da civilização antiga contam com armamento, joalharia, artigos rituais antigos egípcios e lápides. A maioria dos itens foi escavada de locais de sepultamento, incluindo duas múmias.

CONVENTO NOVODEVICHY
O Convento de Novodevichy foi fundado em 1524 para comemorar a tomada de Smolensk, na Lituânia. O edifício mais antigo e mais dominante nas terras é a Catedral Smolensk, com um suntuoso interior coberto de afrescos do século 16. Desde cedo, o mosteiro era um lugar de retiro para as mulheres de famílias nobres. Alguns dos moradores famosos são Irina Godunova (esposa de Feodor I e irmã de Boris Godunov), Sofia Alexeyevna (meia-irmã de Pedro, o Grande), e Eudoxia Lopukhina (primeira esposa de Pedro, o Grande).

Tópicos relacionados