Luiza Gil   |   06/11/2015 09:51

Viajar sozinho: embarque nessa experiência

Conheça essa tendência e saiba por que os brasileiros estão começando a se interessar nesse tipo de viagem

Viajar sozinho: uma vontade para alguns, um receio para outros. É, podia até ser assim, mas a parcela dos brasileiros que deseja se jogar no mundo cresceu, e a tendência é que suba ainda mais. Quem diz isso é um estudo do Ministério do Turismo feito no ano passado, que mostra um percentual de 17,7% de pessoas que querem colocar a mochila nas costas sem companhia. O aumento foi de 5,6% em relação a 2013.

VANTAGENS
A pesquisa não listou os motivos reais que impulsionaram esse número, mas é possível pensar em algumas. A primeira é indiscutivelmente a liberdade e a autonomia, o que significa que, sem ter um acompanhante, você decide como, quando e aonde ir sem ter que agradar ninguém. Se quiser ficar horas fazendo compras, dormir até mais tarde ou fazer um roteiro nada convencional, adivinha: não tem problema nenhum.

Então, logo vem a questão: mas e a solidão? Sim, é claro que em alguns momentos você pode (e vai) sentir falta de um ombro amigo, mas pense bem: é por um tempo limitado – você não foi abandonado – e essa é a oportunidade perfeita, e muitas vezes única, de se conhecer melhor e, com isso, sentir-se bem consigo mesmo e adquirir mais independência em vários aspectos. Afinal, ninguém vai te ajudar (ou atrapalhar). Além disso, é bem provável que ao retornar você esteja mais alegre e com muita vontade de ver todo mundo que deixou para trás durante a viagem.

São muitos lados positivos, mas um dos melhores é que, nessa aventura recheada de experiências inusitadas, com certeza surgirão pessoas incríveis, que se tornarão novos e bons amigos. Não é por que você foi sozinho que não irá se relacionar com outras pessoas! Renovar os ares e refrescar suas ideias mostrará um novo olhar sobre o que você achava que já sabia.

Por fim, qualquer passo, como chegar em algum lugar e conseguir se comunicar, será uma enorme conquista e você ficará orgulhoso de ter feito tudo sozinho. Precisando de uma folga de tudo e um empurrão na autoestima? Hora de fazer as malas e embarcar. Sozinho.

DICAS
Depois de tomar a decisão de viajar sem companhia, é um bom passo planejar muito bem o que você quer. Por isso, o primeiro passo é pesquisar. Mas pesquisar muito mesmo. Você estará completamente sozinho em um país desconhecido, com um idioma estranho e tudo mais, então saiba o que está fazendo, sempre com planos alternativos na manga. E não apenas em relação ao roteiro, transporte, restaurantes, hospedagem. Fique por dentro da cultura, hábitos e rotina da cidade. Se mesmo assim pintar a dúvida, imite os moradores locais.

Outra dica valiosa é seguir seus instintos e a lógica. Não tente fazer coisas que você geralmente não faria na sua cidade por ser perigoso, fora da lei ou qualquer outro tipo de situação. Isso também significa tomar um cuidado: beber moderadamente. Em um lugar estranho e rodeado por pessoas desconhecidas, se você apagar o resultado pode ser catastrófico. Também não aceite nada suspeito.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Luiza Gil

Luiza Gil tem 304 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS