Luiza Gil   |   04/12/2015 09:08

Como organizar seu intercâmbio para o ano que vem

Lista com sete dicas na hora de planejar uma viagem de intercâmbio em 2016

Chega o final do ano e os planos para o ano seguinte começam com tudo – o que inclui, na maioria das vezes, viajar. Um projeto cada vez mais considerado pelos brasileiros é o intercâmbio. Somente em 2014, segundo a Brazilian Educational & Language Travel Association (Belta), mais de 233 mil pessoas saíram do País para experimentar culturas diferentes. E, apesar da crise, a expectativa é que em 2016 a busca aumente.

Para aproveitar ao máximo essa oportunidade, a AFS Intercultura Brasil, instituição sem fins lucrativos especializada em intercâmbios, listou sete pontos que precisam ser considerados antes de fazer as malas.

GASTOS
A desvalorização do real gerou mais custos para os estudantes que sonham em ir para a Europa e os Estados Unidos. No entanto, ainda existem excelentes oportunidades de intercâmbio em países da América Latina, América Central e na África. Colômbia, Argentina, Peru e Chile tiveram a moeda tão enfraquecida como a nossa, sendo boas apostas para economizar e não deixar o sonho de lado.

PROCEDÊNCIA
Com a crise, é bem provável que surjam promoções suspeitas. É preciso pesquisar e tirar dúvidas com pessoas que possam oferecer um feedback fiel da viagem – existem muitos locais que fornecem o contato com intercambistas. Caso não haja essa opção, busque por grupos ou fóruns na internet para encontrar referências.

PACOTES DE VIAGENS
Informe-se detalhadamente sobre como funcionam os pacotes de viagem. Algumas agências ou instituições podem oferecer apenas a estada, e a passagem ficará por fora, por exemplo. Nunca deixe de fazer a comparação de preços e benefícios incluídos.

HOSPEDAGEM
Antes de ir, busque saber mais informações sobre o lugar onde ficará hospedado. Lembre-se de que você irá morar lá, então é importante ver se há segurança, riscos naturais, se existem lojas, farmácias, parques públicos e passeios nos arredores. Uma boa dica é negociar localizações mais favoráveis para que a sua viagem seja mais agradável.

PREPARO
Muitas pessoas não se adaptam e se sentem isoladas, com saudades de casa. Busque aprender sobre o país. Entender a história e compreender a formação da região é uma maneira de tornar a experiência ainda mais rica e produtiva. Verifique se o intercâmbio tem alguma maneira de apoiá-lo durante a estada. A adaptação pode ser uma situação trabalhosa e afetar seu desempenho no intercâmbio.

SEGURO-SAÚDE
A qualidade do sistema público de saúde em alguns países pode variar e imprevistos podem ocorrer. O estudante pode fazer um seguro médico que permita cobrir qualquer tipo de eventualidade em território internacional. Vale a pena se precaver.

EXPERIÊNCIAS CULTURAIS
Aproveite para explorar espetáculos musicais, visitar regiões e comer comidas típicas do país. Mergulhar em uma cultura também é experimentar sua condição natural, seus hábitos e costumes. Permita-se viver isso, afinal, a experiência tem data marcada para acabar.

[^cmsVideo cms_id="rgpmgQoPjfo" cms_width="" cms_height=""^]

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Luiza Gil

Colaboração para o Portal PANROTAS

Luiza Gil tem 304 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!