Diego Verticchio   |   30/12/2015 11:55

Confira cinco dicas para visitar Cristo Redentor no verão

De dezembro a fevereiro, a expectativa é receber em média 10 mil pessoas por dia. E a demanda é ainda maior no final de ano, quando a cidade chega a cerca de 90% de ocupação para o réveillon

As festas de final de ano representam o maior movimento de turistas nos acessos ao Corcovado, ponto turístico que está dentro do Parque Nacional da Tijuca e que abriga o monumento do Cristo Redentor. De dezembro a fevereiro, a expectativa é receber em média 10 mil pessoas por dia. E a demanda é ainda maior no final de ano, quando a cidade chega a cerca de 90% de ocupação para o réveillon.

Por conta das obras de reforma e revitalização do antigo hotel nas Paineiras, que estão sendo realizadas pelo Consórcio Paineiras-Corcovado, o Parque Nacional da Tijuca recomenda que os visitantes privilegiam transportes oficiais para subirem até o platô superior, onde fica o monumento do Cristo Redentor.

Confira 5 dicas para quem pretende visitar a atração:

1º) Comprar ingresso antecipado pela internet com data e hora marcada. Os ingressos para acessar o Corcovado tanto de van quanto de trem devem ser comprados com antecedência pela internet. Pelo site do Parque Nacional da Tijuca é possível conferir os preços, formas de acesso e escolher o link para compra do bilhete.

2º) Visitar em horários menos concorridos. Das 8h às 9h e das 16h às 18h há menos procura por ingressos e por isso o fluxo de turistas costuma ser menor. O plano de manejo do Parque Nacional da Tijuca restringe o número máximo de 1.200 pessoas simultaneamente no platô superior do Cristo Redentor. Quando esse número é ultrapassado, é necessário fazer ajustes na operação, o que pode gerar filas.

3º) Embarque nas estações de vans oficiais do Largo do Machado e Copacabana que levam direto ao topo do Corcovado, de 15 em 15 minutos, sem paradas. Além disso, a estação da Praça do Lido (Copacabana) foi reformada recentemente e está com nova estrutura. Importante ressaltar que até 15 de fevereiro, as vans estarão com horário de funcionamento estendido, das 8h às 17h. Mais informações no site Paineiras Corcovado.

4º) Não subir de carro. Não há estacionamento para atender toda a demanda na Estrada das Paineiras. O visitante corre o risco de não conseguir achar vaga ou parar em locais irregulares, sujeito a multa e reboque. Principalmente na alta temporada, e ainda com a realização das obras, a recomendação é evitar o tráfego na Estrada das Paineiras.

5º) Não comprar ingressos de pessoas não autorizadas nem embarcar em veículos não oficiais. As recomendações podem evitar problemas e frustrações no acesso. Dê preferência a serviços oficiais com a marca do Consórcio Paineiras-Corcovado.

Tópicos relacionados