Fernanda Cordeiro   |   08/01/2016 09:26

10 ruínas históricas para visitar ao redor do mundo

Conheça destinos que tem muita história para contar

Antes de nós, muitas outras civilizações habitaram várias regiões do planeta e, apesar de primitivas, todas elas acabaram deixando alguns resquícios de sua passagem pela terra. Além de históricos, muitos desses lugares encantam os visitantes por sua beleza e pelo o que representam.

Grutas de Ajanta (Índia)
Ajanta é um conjunto de cavernas com pinturas rupestres de inspiração budista que são datadas de século 2 a.C. Construídas pelos Vakatakas, um antigo clã real indiano, as ruínas são uma forma de saber como era a vida dos indianos antigamente e mostram desde o traje, a religião, posição política e econômica dos governantes do local na época. As Grutas de Ajanta são Patrimônio Mundial da Unesco desde 1983.

Templos de Bagan (Mianmar)



Com cerca de dois mil templos e monastérios budistas, datados do século 11 e 13, a cidade de Bagan, em Mianmar, encanta a todos com suas ruas de terra batida e espiritualidade budista. O local que já chegou a abrigar dez mil templos, mas sofreu com o passar dos anos. Entretanto, algumas das ruínas remanescentes estão sendo restauradas. Uma boa dica para os que visitam a cidade é o passeio de balão por cima dos templos ou andar entre as ruínas dentro de carros e charretes.

Éfeso (Turquia)



Éfeso, antiga cidade greco-romana, foi construída por volta de mil anos a.C. O sítio arqueológico da região é um dos mais bem preservados do mundo e, no local, os visitantes podem observar as ruínas da biblioteca de Celso (foto), o Grande Teatro, o Tempo Dea Roma e o Júlio Divinus. Antigamente, a cidade abrigava o Grande Templo de Ártemis, uma das Sete Maravilhas do Mundo, mas atualmente só restaram alguns pedaços da construção.

Templos de Ggantija (Malta)



Localizados nas cidades de Gozo, os templos megalíticos foram feitos cerca de 3,8 mil anos a.C., sendo uma das ruínas religiosas mais antigas do mundo. Os templos foram construídos com grandes pedaços de pedra empilhados. Acredita-se que o local era usado para a celebração de ritos religiosos, que envolviam até sacrífico de animais, já que restos de um possível osso foi encontrado entre as ruínas.

Pirâmide de Tepanana (México)



Considerada pelo Livro Guinness dos Recordes o maior monumento e, simultaneamente, a maior pirâmide em termos de volume do mundo, a Grande Pirâmide de Cholula, como é conhecida, já foi um templo religioso dos Astecas. Curiosamente, quando os espanhóis invadiram o México, eles construíram uma igreja católica na montanha localizada acima do tempo. No local, os visitantes podem andar dentro da pirâmide e observar as esculturas do local.

Ruínas de Jiaohe (China)



Considerada uma das ruínas mais antigas da China, as construções localizadas na cidade de Turpan são datadas de 2,3 mil anos a.C. Várias civilizações antigas da China moraram no local, entre eles os Gaochang, que fizeram da cidade uma importante e poderosa região na época. No local, os visitantes encontram diversas construções que parecem feitas de areia, devido ao modo de construção que foi usado.

Palácio de Cnossos (Grécia)



Construído durante a Idade de Bronze grega, a cidade de Cnossos é considerada uma das cidades mais antigas da Grécia. A lenda diz que o rei Minos construiu o labirinto de Dédalo em baixo da cidade para conter o Minotauro. Muitas construções da área sofreram com o passar dos anos, mas algumas partes do palácio, como a sala do trono ainda estão bem conservadas.

Pompeia (Itália)



Antiga cidade do Império Romano, Pompeia é um dos poucos sítios arqueológico que são capazes de transportar os visitantes para as antigas cidades romanas. Destruída pela erupção do vulcão Vesúvio em 79 d.C, as ruínas da cidades estão bem conservadas devido as cinzas que saíram do vulcão e que mataram todos os habitantes da cidade. No local os turistas podem visitar a Casa do Fauno, Casa dos Vetti e o Templo de Apolo.

Ta Prohm (Camboja)



Está situado em Angkor no Camboja, região do país e que já foi sede do Império Khmer. Construído entre os séculos 12 e 13, durante o reinado de reinado de Jayavarman sétimo, o local é um antigo monastério budista e foi construído para homenagear a mãe do rei. Toda a construção é envolvida por árvores e raízes, dando um ar misterioso ao local, por conta disso, Ta Prohm foi um dos cenários do filme Tomb Raider.

Tópicos relacionados