Fernanda Cordeiro   |   22/01/2016 08:16

Turismo cervejeiro: 5 cidades europeias para os fãs da bebida

Criada acidentalmente 10 mil anos a.C. a bebida conquista fãs até hoje

Viajar é sempre muito bom, tanto pelo fato de conhecer outros locais e outras culturas. No entanto escolher o destino pode ser complicado, já que há centenas de opções. Para os que são fãs de cerveja fazer da bebida a atração principal da viagem é uma opção.

Munique - Alemanha
Um dos locais mais tradicionais quando se fala em cerveja, Munique é o local da origem da Oktoberfest. No entanto, a cidade tem atrações para os fãs da bebida o ano inteiro, entre elas, os visitantes podem conhecer o Museu da Cerveja - Deutsche Brauereimuseum em alemão-, onde é possível saber um pouco sobre a história da bebida no país e sobre a Oktoberfest. Outra dica é o “Jardim da Cerveja”, aberto em 1812. O local foi criado pelo rei da Baviera Maximilian I que autorizou os cervejeiros a comercializarem seus produtos diretamente aos consumidores em áreas de ar livre, atualmente o jardim tem capacidade para receber até 5 mil pessoas.

Praga - República Tcheca
Segundo a consultoria internacional Euromonotior, a República Tcheca é o país que mais consumiu cerveja em 2014, com um total de 1,5 bilhão de litros. O país é o responsável pela criação da bebida do tipo Pilsen. Em Praga é possível encontrar diversas cervejarias, bares que produzem a própria bebida, em alguns os visitantes podem até se servir diretamente dos barris. Anualmente a cidade organiza o Festival da Cerveja, a comemoração acontece quase sempre em meados de maio e conta com mais de 100 marcas da bebida.

Amsterdam - Holanda
Muito além dos canais e de suas belezas naturais, a cidade de Amsterdam na Holanda é também ponto de parada obrigatória para os fãs da cerveja. A cidade abriga o museu da Heineken em um prédio datado do século 19, o local era fábrica da empresa até os anos 1990. Com muitos pubs espalhados pela cidade, Amsterdam também é conhecida por sua fabricação de cervejas artesanais.

Bruxelas - Bélgica
Um dos locais mais tradicionais quando se fala em cerveja, os turistas que visitarem Bruxelas não podem deixar de conhecer o Brewery Museum, um museu instalado no subsolo da cidade e que conta a história da bebida. A bebida é produzida no país desde a Idade Média, como forma de se aquecer no inverno e é feita por muitas famílias. A produção de cervejas artesanais na cidade é grande e há centenas de cervejarias espalhadas pela cidade.

Dublin - Irlanda
Capital do país, a cidade conta com centenas de pubs e alguns já fazem parte do cenário da cidade de tão tradicionais que são. Entre eles o Temple Bar fundado em 1840 e até hoje mantem suas origens medievais. Criada a mais de 200 anos, a cidade abriga a Guinness Storehouse, um museu localizado no prédio onde nasceu a mais tradicional cerveja do país. Logo na entrada do país, os visitantes recebem um copo da bebida para apreciar durante a visita.

Tópicos relacionados