Fernanda Cordeiro   |   19/02/2016 12:58

Anote 10 lugares ideiais para observar o céu e as estrelas

Locais onde diferente das grandes metrópoles é possível ver quase todas as estrelas do céu

O céu e as estrelas, quando vistas a olho nu e em locais sem poluição, são capazes de construir um das paisagens mais belas do mundo. Toda aquela imensidão azul, cheia de pontinhos brilhantes conquista até os que não são apaixonados por astronomia.

Com baixa nebulosidade, poluição do ar e luminosa, os destinos abaixo são os melhores locais para observar o céu de uma maneira totalmente nova.

Deserto do Atacama - Chile
Localizado entre as Cordilheiras dos Andes e a Cordilheira Domeyko, o deserto do Atacama (foto principal) é quase que destino obrigatório para quem busca aventura e contato direto com a natureza. Além disso, o local possui todas as características necessárias para ser um ótimo ponto de observação estrelar, e por esta razão vários observatórios foram construídos no deserto. A procura de turistas querendo observar o céu na região é tanta que, no local, foi construído um hotel astronômico, chamado Elqui Domos, de onde os visitantes podem admirar o céu sem nem sair do quarto.

Neon Canyon - Estados Unidos


Utah é um dos Estados norte-americanos que possui diversas áreas ideais para a visualização astronômica. No local é possível encontrar diversos campings onde os viajantes passam a noite apenas observando as estrelas. O Neon Canyon se destaca como o melhor destino para esta finalidade. Localizado dentro do deserto Grand Staircase Escalante, o local é ideal para observar as estrelas de um jeito novo.

Vulcão Mauna Kea - Havaí


No topo do vulcão Mauna Kea foi instalado o Observatório W.M.Keck, local que recebe visitas apenas durante o dia. Além disso, os visitantes podem contratar passeios guiados para subir até o vulcão e, de lá, observar o pôr do sol havaiano ou o amanhecer depois de uma noite estrelada.

Aoraki Mackenzie - Nova Zelândia


É na maior montanha da Nova Zelândia que está localizado um lugar perfeito para admirar as estrelas. O local abriga a primeira Dark Sky Reserve, uma entidade responsável por avaliar as condições necessárias para observação astronômicas do Hemisférios Sul. A montanha atrai viajantes de todo mundo que estão interessados na visibilidade que o local proporciona em dias de céu limpo.

Parque Nacional Kruger – África do Sul


O Parque Nacional Kruges é o maior espaço de vida livre selvagem da África do Sul. São 20 mil quilômetros de reserva ambiental protegidos pelo parque. No entanto, isso não é o único fato que chama atenção para o parque. Tanto à noite quanto durante o dia, a observação do céu é um dos espetáculos favoritos os turistas que visitam o parque.

Reserva Natural NamibRand – Namíbia


Baixa nebulosidade, pouca poluição luminosa e tempo seco são as condições ideias para observar o céu na Reserva Natural NamibRand. Alguns hotéis estão localizados dentro da reserva para aqueles que podem desembolsar uma quantia mais generosa para passar a noite observado o céu.

Kiruna – Suécia


Localizado bem ao Norte da Suécia, Kiruna possui um céu que encanta a todos que a visitam. Entre os meses de setembro e março, os visitantes podem se deparar com a aurora boreal. Nas outras épocas do ano, os turistas podem admirar o céu azul, cheio de estrelas do local.

Crimeia - Ucrânia


Conhecida pela beleza do seu litoral, a península da Crimeia, na Ucrânia, está se tornando cada vez mais famosa pelas condições climáticas que oferece para a observação dos astros no céu. Com pouca luminosidade, o local é ideal para aqueles que desejam contemplar as estrelas e diversas constelações.

Tenerife - Espanha


Tenerife está localizada na Gran Canárias e é uma das maiores ilhas do arquipélago. Apesar de contar com muitas áreas urbanizadas, algumas regiões ainda são bem desertas, o que favorece a observação do céu. Este é o caso do miradouro de Masca, na região Noroeste da ilha. Deserto, não há excursões com guias turísticos para o local. Para os visitantes que desejam fazer o trajeto é recomendado levar tudo, já que não há infraestutura turística.

Deserto de Sonora - México e Estados Unidos

Excursões noturnas para o Deserto de Sonora acontecem em várias épocas do ano e partem principalmente do Arizona, nos Estados Unidos. Além de admirar as estrelas, o passeio permite que os viajantes tenham também contato mais direto com a natureza.

Tópicos relacionados