Fernanda Cordeiro   |   26/02/2016 09:36

As 15 melhores cidades do mundo para viver

Brasília é a cidade brasileira mais bem colocado no ranking

Anualmente a consultoria Mercer realiza uma pesquisa de Qualidade de Vida e um ranking que mostra as melhores cidades para viver no mundo. Ao todo, 440 cidades foram avaliadas sob a ótica de 39 fatores, divididos em dez categorias. São elas: ambiente político, social e econômico, ambiente sociocultural, considerações médicas e de saúde, escolas e educação, serviços e transporte público, recreação, bens de consumo, moradia e ambiente natural.

Apesar de cosmopolitas e conhecidas mundialmente, algumas cidades muito visitas por turistas não estão nem no top 20. Paris, por exemplo, está na 71ª posição. Londres na 72ª e Madrid ocupa o 84º lugar na lista. Nova York está mais bem colocada e fica no 44ª lugar do ranking.

Entre as cidades brasileiras, a mais bem colocada é Brasília, que ocupa a 106ª posição. Rio de Janeiro ficou com 117ª, São Paulo na 121ª e Manaus está no 125º lugar.

Veja abaixo as 15 melhores cidades do mundo:

Viena - Áustria
A capital da Áustria (foto principal) foi eleita pela sétima vez a melhor cidade do mundo para se viver. Com aproximadamente 1,7 milhão de habitantes, a cidade é a maior do país. Um dos motivos de sua fama é ser cortada pelo rio Danúbio. O destino é conhecido também por sua arquitetura rica, cheia de palácios e, claro, pelos doces. Tortas e bolos fazem parte do dia a dia dos austríacos.

Zurique - Suíça
Foto: Myswitzerland.com

Conhecida por conta de seus bancos, Zurique é a maior cidade da Suíça. O destino é repleto de pontos turísticos. Um dos mais conhecidos é o Lindenhof, um parque elevado que foi construído 25 metros acima do rio Limmat. Mesas de pedras, áreas de jogos, como boliche e xadrez e muita área verde fazem parte do parque, que é considerado “Patrimônio Suíço de Importância Nacional”.

Auckland - Nova Zelândia


Fundada em 1840, a cidade foi capital da Nova Zelândia até 1865 e até hoje é a principal cidade do país. Exatos 50 vulcões inativos estão espalhados pelo território da cidade, e o Auckland Domain, maior parque da cidade, foi desenvolvido ao redor de um vulcão desativado. Muitos parques, praias, ilhas e esportes radicais atraem turistas do mundo todo.

Munique - Alemanha


Conhecida internacionalmente por sediar o maior festival de cerveja do mundo, Munique também figura entre as melhores cidades para viver. A capital bávara possui o melhor sistema de transporte público da Europa. O Jardim Inglês e o centro histórico são alguns dos pontos turísticos mais visitados da cidade.

Vancouver - Canadá

Foto: Concordpacific.com

Uma das únicas cidades das Américas no top 10 é Vancouver. O destino canadense é marcado pela diversidade cultural e pelo lazer ao ar livre. Próxima ao mar, a montanhas, florestas e rios, a cidade se divide entre as praticidades da vida urbana e a natureza.

Dusseldorf - Alemanha

Foto: Dusseldorf.regency.hyatt.com

Com mais de 700 anos, a cidade de Düsseldorf é o segundo maior centro financeiro da Alemanha. Na Segunda Guerra Mundial foi uma das cidades mais atingidas do país, e teve seu centro histórico todo restaurado, para a alegria dos turistas. Do lado cultural, a cidade abriga o Goethe Museum, local que retrata obras e a vida do poeta alemão.

Frankfurt - Alemanha


Terceira cidade alemã na lista, Frankfurt é o maior centro financeiro da Alemanha e segundo maior da Europa. Modernidade e cultura se misturam na cidade, que é recheada de museus. O centro histórico da cidade possui construções datadas dos séculos 15 a 18, enquanto a Main Tower oferece uma visão panorâmica da cidade.

Genebra - Suíça
Foto:Swisscorner.com

Sede da Organização das Nações Unidas (ONU) e conhecida como capital da paz, a cidade de Genebra tem muito a oferecer aos turistas e moradores da cidade. Uma curiosidade: cerca de 43% dos moradores de Genebra são estrangeiros. Na terra do relógio, um dos pontos turísticos é o Horloge Fleurie, ou "Relógio das Flores", que fica nas margens do lago Leman e muda de cor dependendo da estação do ano.

Copenhague - Dinamarca


Modernidade, monumentos históricos e monarquia. Tudo por isso e um pouco mais pode ser encontrado na capital dinamarquesa. Recheada de castelos e outras construções imponentes, a cidade é uma das mais ecológicas do planeta. Além disso, os visitantes podem conhecer também a estátua da Pequena Sereia, do conto do escritor Hans Christian Andersen.

Sidney - Austrália


A principal cidade australiana é considerada uma das cidades mais agradáveis do mundo. Com atrações turísticas que vão desde a praia de Bondi até a famosa Ponte de Baía de Sidney, o destino agrada a todos. O Jardim Botânico da cidade é um dos locais turísticos mais visitados do país.

Amsterdã - Holanda


Conhecida pelos canais e a frota de bicicletas, Amsterdã é uma das cidades mais visitadas da Europa. E atrações não faltam no destino. Entre os pontos turísticos mais tradicionais estão a Casa de Anne Frank e o Museu Van Gogh. A baixa criminalidade é um dos fatores que atraem os turistas e moradores estrangeiros.

Wellington - Nova Zelândia


A Nova Zelândia é um dos países mais prósperos da atualidade. A cidade de Wellington possui o título de capital mais remota e isolada do mundo, já que a cidade mais próxima está localizada a cerca de 2.249 quilômetros de distância. A cidade possui vários pontos turísticos, entre eles o Museu da Nova Zelândia e o Carter Observatory, que é o planetário da cidade.

Berlim - Alemanha


A capital alemã é a quarta cidade do país a figurar na lista das melhores cidades do mundo. Com um contraste entre monumentos históricos e arquitetura contemporânea, Berlim é a cidade das artes e dos museus. Quer números? São nada menos que 170 museus. A Ilha dos Museus, aliás, é considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Berna - Suíça
Foto:Bantourviagem.com

A capital da Suíça é o local de nascimento do físico Albert Einstein e foi o local onde ele criou a Teoria da Relatividade. Desde 1993 a cidade entrou na lista da Unesco como Patrimônio Mundial, por conta da paisagem medieval do local. Um dos pontos turísticos mais famosos da cidade é o Zytglogge, um relógio astronômico construído em 1950.

Toronto - Canadá
Foto:Canadadestino.com

A maior cidade canadense é também uma das melhores para se viver. Com infraestrutura planejada e pitadas de modernidade em quase todas as esquinas, o destino surpreende a cada visita.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Fernanda Cordeiro

Fernanda Cordeiro tem 823 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS