Movida

Fernanda Cordeiro   |   24/03/2016 10:17

Conheça os 10 países mais felizes do mundo

Só um país das Américas faz parte da lista

Getty Images
Nova Zelândia,Praia da nova zelândia
Nova Zelândia,Praia da nova zelândia

No dia 20 de março foi celebrado o Dia Mundial da Felicidade, a data que foi criada pela ONU em 2012 e tem como objetivo promover a felicidade e a alegria. Pensando nisso, a Sustainable Development Solutions Network publicou um estudo que mostra quais são os países mais felizes do mundo.
O ranking busca fazer uma conexão entre a felicidade e o desenvolvimento dos países e do que é oferecido a população. Requisitos como a qualidade de vida do local, expectativa de vida, apoio social, confiança e liberdade para tomar decisões são alguns das características avaliadas.

1 - Dinamarca
A Dinamarca (foto principall) é o oficialmente o país mais feliz do mundo. O título se deve ao fato dele ter as melhores notas em todos os requisitos avaliados. Razões como economia estável, segurança, liberdade e participação na sociedade civil também contribuem para a liderança do estudo. O Palácio de Christiansborg e os Jardins de Tivoli são alguns dos principais destinos turísticos do país.

2 - Suíça

Na Suíça, todas as decisões não ficam somente nas mãos dos políticos. Sempre que há algo que vá impactar diretamente na vida da população os governantes organizam um referendo para os moradores votarem. Segundo o estudo, esse sistema faz com que os suíços sintam-se ainda mais ligados ao país. Entre as atrações turísticas os Alpes Suíços e o Castelo de Chillon se destacam.

3 - Islândia

Este é um daqueles países poucos conhecidos que muita gente não esperava ver nesta lista. A Islândia sofreu uma grande crise financeira em 2007 e isto, apesar de parecer um problema, é uma das causas que fazem do país um dos mais felizes do mundo. De acordo com o estudo, os problemas financeiros do Estado fizeram com que os islandeses se apoiassem e melhorassem as relações pessoais. Quando no destino, uma boa dica é visitar a Lagoa Azul, um dos seus mais famosos destinos turísticos.

4 - Noruega

Apesar da quarta colocação, a Noruega possui o maior PIB per capita de todos da lista. Além disso a mistura entre um sistema de previdência e governo, integrado com uma economia próspera, são algumas das razões que contribuem para a felicidade dos noruegueses. Para saber um pouco mais sobre a cultura do país, o ideal é visitar o The Norwegian Museum of Cultural History.

5 - Finlândia

É conhecido internacionalmente por ter um dos melhores sistemas de educação do mundo, tanto que a maioria das crianças do país estudam em escolas públicas. O apoio social que o governo oferece a população é um dos fatores mais destacados na pesquisa. Entre as ações oferecidas aos finlandeses, uma das que mais se destacam é o auxílio dado aos desempregados até que ele arrumem um novo emprego. Um dos melhores meios de saber um pouco mais sobre o país é visitando o The National Museum of Finland.

6 - Canadá

O Canadá foi o único país das Américas a entrar no "top 10" do estudo. O suporte social do governo e a liberdade para tomar decisões são alguns dos quesitos que mais se destacam entre a população canadense. Um dos pontos turísticos mais conhecidos do país é as Cataratas do Niágara, as quedas d’água chegam a receber cerca de 20 milhões de turistas por ano.

7 - Holanda

A Holanda é um daqueles poucos países que sempre aparecem bem colocados em rankings, seja nos de qualidade de vida ou nos felicidade. No estudo, um dos fatores que mais chamam contribuem para a felicidade dos holandeses é o suporte social. O país figura também na lista dos destinos turísticos mais visitados do mundo. Uma boa dica de passeio no país é conhecer os imensos campos de tulipas que florescem na primavera europeia.

8 - Nova Zelândia

Ter alguém para oferecer um pouco de suporte durante tempo ruins foi indicado pelo neozelandeses como o principal ponto para a felicidade. De acordo com os entrevistados pelo estudo, isso torna a população mais feliz. É claro que todas as belezas naturais do país devem contribuir para o status de o oitavo país mais feliz do mundo. Além das praias de águas azuis, o Fiordland National Park é uma das atrações.

9 - Austrália

O principal país da Oceania conta com uma maiores expectativas de vida do mundo, 83 anos. No quesito felicidade, o apoio social e a qualidade de vida foram alguns dos mais citados pelos australianos. Além disso, a Austrália foi considerada um dos países mais agradáveis do mundo. Com dezenas de atrações turísticas, o Jardim Botânico e a Baía de Sidney são alguns locais mais visitados no país.

10 - Suécia


Apesar de estar na décima colocação, a Suécia oferece vários benefícios para a população. Entre eles, a jornada de trabalho de seis horas e por dia e o direito a licença para mães e pais após o nascimento dos filhos. Esse balanço entre trabalho e vida social é um dos pontos que, segundo o estudo, fazem da Suécia um país feliz.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias