Roberta Queiroz   |   11/03/2016 18:50

Da Luz ao Theatro Municipal: SP ganha ônibus de turismo

A capital paulista seguiu o exemplo de outras metrópoles e, a partir de amanhã (12), contará com um ônibus de turismo. Com dois andares e vista panorâmica, o circular levará moradores e turistas a 11 pontos turísticos e históricos da cidade.

A capital paulista seguiu o exemplo de outras metrópoles e, a partir de amanhã (12), contará com um ônibus de turismo. Com dois andares e vista panorâmica, o circular levará moradores e turistas a 11 pontos turísticos e históricos da cidade.

Batizado de Circular Turismo Sightseeing SP, o programa permitirá que o usuário embarque e desembarque quantas vezes quiser, ao longo de 24 horas, por um valor fixo. Confira abaixo o ponto de partida e todas as paradas do ônibus:



As mulheres comandarão a direção de todos os veículos. E não para por aí: a atração oferecerá acesso livre a espaços como Catavento Cultural e Educacional, Estação Pinacoteca, Museu de Arte Moderna (MAM), Museu Afro Brasil, Museu de Arte Sacra, Museu do Futebol e Pinacoteca do Estado.

HORÁRIO
Nos dias úteis e aos sábados, as saídas acontecerão às 9h, 12h40 e 16h. Aos domingos e feriados, os horários são 10h, 13h40 e 17h. Vale lembrar que aos domingos, devido ao programa Rua Aberta, ou em dias de manifestação, os ônibus não passarão pela avenida Paulista. Já em dias de jogos no Pacaembu, os coletivos não entrarão na Praça Charles Miller e passarão apenas ao lado do estádio.

Os ingressos serão vendidos somente no interior do Sightseeing, ou seja, sem venda antecipada ou reserva. No interior do veículo, o pagamento poderá ser feito em dinheiro, cartões de crédito ou débito.

TECNOLOGIA
A tecnologia também faz parte do novo projeto da prefeitura. Além de wi-fi gratuito, cada ônibus possui um tablet com um aplicativo desenvolvido pelo Laboratório da Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo (Mobi Lab).

Por meio do sistema GPS, o dispositivo reconhece um ponto de interesse durante o trajeto e aciona o respectivo áudio com as informações históricas e turísticas do local. A transmissão dessas informações estão disponíveis em português, inglês e espanhol.

Para facilitar o embarque e desembarque no Sightseeing, o paulistano ou o viajante poderão baixar dois aplicativos para smartphone. Com a ajuda da ferramenta, será possível acompanhar a localização do ônibus em tempo real, com a previsão dos horários de chegada em cada um dos pontos. O app Moovit está disponível na Google Play, App Store e Loja Windows, já o Coletivo somente no sistema Android.

Tópicos relacionados