Movida

Fernanda Cordeiro   |   06/05/2016 09:55

Conheça as cidades mais antigas do Brasil e do mundo

O município brasileiro mais antigo fica no estado de São Paulo

Algumas cidades têm o poder de transportar aqueles que as visitam para outra época. A arquitetura, o clima e até mesmo o modo de viver do local inspiram e influenciam os viajantes, proporcionando uma nova visão de mundo. Confira a seguir alguns dos destinos mais antigos do mundo.

Cananeia - São Paulo
Divulgação
Esta pequena cidade, a 365 quilômetros de São Paulo, foi fundada em 1531, por Martim Afonso de Sousa. Atualmente é conhecida como um destino litorâneo, para os que querem descansar junto ao mar, ou para os aventureiros que se arriscam nas trilhas e cachoeiras do Parque Estadual da Ilha do Cardoso. A cidade ainda preserva casas com arquitetura colonial em seu centro histórico. Alguns historiadores falam que Cananeia foi o primeiro povoado do Brasil, mas para fins oficiais, este título é de São Vicente, que foi fundada em 1532 e é considerada a primeira cidade brasileira.

Vila Velha - Espírito Santo
HVL/Wiki Commons
Conhecer os 32 quilômetros do litoral capixaba já seria motivo suficiente para visitar Vila Velha. No entanto, a cidade, que foi fundada em 1535, é também o berço de diversas construções históricas. A Igreja Nossa Senhora do Rosário e o Convento Nossa Senhora da Penha são alguns dos cartões postais do Estado. Anualmente, a cidade de Vila Velha ganha ainda mais evidência quando acontece a Festa da Penha, que é o terceiro maior evento religioso do Brasil.

Olinda - Pernambuco
Passarinho/Prefeitura de Olinda
A cidade de Olinda foi declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanindade pela Unesco. O município foi fundado em 1535 e é considerado uma das cidades coloniais mais bem preservadas do Brasil. No centro histórico da cidade, os visitantes podem visitar a Basílica de São Pedro, o Elevador Panorâmico, a Igreja da Sé do Salvador, o Convento São Francisco e uma série de outros pontos turísticos da cidade.

Salvador - Bahia
Flickr.com/fernando_dallacqua
A capital baiana foi fundada em 1549 e foi a primeira capital do Brasil Colônia. Por conta disso, Salvador ainda conserva a arquitetura colonial portuguesa. No local, os visitantes podem apreciar os monumentos históricos que remetem aos séculos 17 e 20. As casas coloridas e as igrejas antigas que fazem parte do centro histórico da cidade foram declaradas Patrimônio Mundial da Unesco. Uma visita à Igreja e Convento de São Francisco, à Igreja de Nosso Senhor do Bonfim e ao Farol da Barra são paradas obrigatórias quando se está na cidade.

São Paulo - São Paulo
Halley Pacheco de Oliveira/Wiki Commons
Uma das cidades mais importantes do Brasil e da América Latina começou com um colégio de jesuítas que tinham como objetivo colonizar os índios da região, em 1554. Para visitar um pouco desse outro lado da capital paulista, o Pátio do Colégio, a Praça da Sé e os largos de São Bento e São Francisco são os locais da cidade com a maior concentração de história por metro quadrado.

Biblos - Líbano
Flickr.com/michaelmuchmore
Alguns registros indicam a existência de Biblos desde cinco mil anos a.C. Por conta de todos esses anos de vida, a cidade já pertenceu a diversos povos e é considerada a cidade que mais já abrigou civilizações da história. A 42 quilômetros de Beirute, a cidade de Biblos abriga locais como o Castelo dos Cruzados e a Old Souk, que é uma das ruas mais antigas do mundo, onde os visitantes passeiam por um mercado a céu aberto.

Xian - China
Wiki Commons
Com mais de 3,1 mil anos de história, a cidade de Xian já foi capital do país por várias dinastias. Um dos locais que mais impressionam os turistas é onde estão as estátuas dos guerreiros de Terracota, do primeiro imperador chinês, Qin Shi Huang. As esculturas representam os exércitos do imperador e foram enterradas com ele para sua proteção.

Gaziantep - Turquia
Flickr.com/20n3
Esta é a sexta maior cidade turca e uma das regiões históricas do país que segue habitada desde quando foi fundada, em torno de mil anos a.C. Gaziantep é recheada de construções históricas e ruínas que atraem muitos turistas para o local. O Museu de Mosaicos Zeugma é outro destino que recebe muitos turistas na cidade turca.

Plovdiv - Bulgária
Flickr.com/46937886@N00
Povoada desde cinco mil anos a.C, está é uma das cidades mais antigas da Europa. A cidade foi conquistada pelo rei Filipe II da Macedônia, pai de Alexandre, o Grande, em 342 a.C. O centro histórico da cidade é uma das grandes atrações turísticas do local, com o Teatro Romano (foto). Já em 2019, a cidade será a Capital Europeia da Cultura.

Argos - Grécia
Divulgação/Grécia
Arquivos mostram que a fundação de Argos aconteceu entre 3,2 mil e três mil anos a.C, o que faz de Argos a cidade mais antiga da Grécia e, provavelmente, a da Europa também. Atualmente, a cidade conta com cerca de 30 mil habitantes e o que mais atrai os turistas para lá são as centenas de vinícolas e a degustação de vinhos.


*Fonte: Skyscanner

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias