Renê Castro   |   03/05/2016 13:43

Portugal ganhou 40 mil luso-brasileiros em cinco anos

O brasileiro está cada vez mais interessado em ter Portugal como uma segunda nacionalidade. Pelo menos é o que mostra um dado revelado pelo cônsul geral de Portugal em São Paulo, Paulo Lopes Lourenço. Segundo o dirigente, nos últimos cinco anos, 40 mil brasileiros solicitaram e conseguiram a cidada


Emerson Souza
Paulo Lopes Lourenço é o cônsul geral de Portugal em São Paulo

O brasileiro está cada vez mais interessado em ter Portugal como uma segunda nacionalidade. Pelo menos é o que mostra um dado revelado pelo cônsul geral de Portugal em São Paulo, Paulo Lopes Lourenço. Segundo o dirigente, nos últimos cinco anos, 40 mil brasileiros solicitaram e conseguiram a cidadania portuguesa. Só no consulado em São Paulo, são formalizados 800 novos cidadãos portugueses por mês.

“Brasil e Portugal se conhecem há mais de 500 anos, mas só agora estão começando a se relacionar, digamos assim. Muita coisa mudou nos dois países nos últimos 20 anos e isso fez com que brasileiros e portugueses se procurassem cada vez mais”, acrescentou Lourenço, que recebeu esta manhã uma comitiva de 37 empresas portuguesas que estão no Brasil para participar da Travelweek. O café da manhã no consulado da capital paulista contou também com a presença da Braztoa, Abav, Tap, Teresa Perez Tours e da PANROTAS.

PARCEIROS SEMPRE
O cônsul lembrou que Brasil e Portugal são países de altos e baixos, com crises econômicas sensibilizando o consumo periodicamente, e que isso, claro, impacta o intercâmbio entre visitantes. Esta realidade, porém, não deve mais afetar de forma tão negativa o Turismo. Isso porque o Brasil está procurando Portugal mesmo em meio a um momento conturbado em vários aspectos.

“O brasileiro em Portugal possui o segundo maior gasto médio em euro do mundo. Mesmo em uma posição oposta a nós neste momento, o Brasil nos vê com carinho, percebe que somos uma nação amigável, que está disposta a transformar sua experiência em viagem. Nunca tivemos números tão satisfatórios neste quesito”, completou ele.

Para comprovar a reciprocidade, Paulo Lopes Lourenço afirmou que, em 2016, mesmo com todos os desafios impostos pela economia brasileira, Portugal está investindo 1,2 milhão de euros em ações de trade marketing e mídias digitais. A ideia é mostrar ao mercado que existe Portugal além Lisboa, Fátima e Porto. “Vamos trabalhar com o que temos no momento e, sem dúvida, continuaremos investindo no país. Acreditamos no Brasil sempre.”

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Renê Castro

Renê Castro tem 3062 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS