Movida

Henrique Santiago   |   29/07/2016 12:25

Conheça nove museus inusitados pelo mundo

Surpreenda-se com visitas nada convencionais

Renascentismo ou pós-modernismo? Nada disso. Esqueça um pouco a arte e os quadros seculares de movimentos da história que às vezes confundimos o nome. O Portal PANROTAS reuniu nove museus ao redor do mundo cuja temática é, digamos, um tanto curiosa.

Deixe sua visita para a exposição do Pablo Picasso para mais tarde e embarque – ou não – em uma viagem para os temas mais inusitados que um museu convencional dificilmente retrataria. Confira abaixo a lista:

CABELO


Chez Galip

Se você tem estômago, sinta-se à vontade para ver tufos e mais tufos de cabelo. Localizado na Capadócia (Turquia), o Hair Museum of Avanos é reconhecido como um dos mais estranhos do mundo. Também pudera, as paredes e o teto, com exceção do chão, são repletos de madeixas de mais de 16 mil mulheres que visitaram o local. Exemplares masculinos, no entanto, não são aceitos.

A história do museu, localizado na loja de seu criador, o ceramista Chez Galip, recorre a décadas passadas. Triste com a partida de sua amiga, ela deixou uma mecha de seu cabelo. Desde então, quem visita colabora com um pedaço de si com seu endereço. Mas calma. Não é obrigatório.


CRISTIANO RONALDO

CR7 Museu
Bilionário, três vezes eleito o melhor do mundo pela Fifa, nome de hotel da rede Pestana e, mais recentemente, do aeroporto da Madeira. O português Cristiano Ronaldo é um dos atletas mais badalados do futebol. Como se fala no mundo do esporte, o atacante do Real Madrid adora os holofotes, e claro, se ver nos telões dos estádios e conferir se seu penteado está alinhado. Mas ele também gosta de museus.

Ele inaugurou o CR7 Museu na ilha da Madeira que revive sua história de 31 anos, suas inúmeras conquistas no futebol, bem como cartas de fãs e troféus. Também é possível fazer uma foto com Ronaldo e interagir com ele... Claro que em realidade aumentada.

CUP NOODLES

Cup Noodles Museum
Quem conhece asiáticos, sabe que eles adoram macarrões instantâneos, ramen... Ou, simplesmente, miojo. O Cup Noodles Museum, em Yokohama, recorda as invenções de Momofuku Ando. Com visual moderno, o local possui alguns dos pontos de destaque, como a criação do ramen de frango, em 1958, o legítimo Cup Noodles – aquele que vem um copo pronto para ser feito em água fervente, no início dos anos 1970 e, mais recentemente, o Space Ramen, que pode ser comido no espaço. Isso mesmo.

O país é tão apaixonado pelo alimento que tem outro museu dedicado ao ramen. Inaugurado em 1994, o Shin-Yokohama Ramen Museum também funciona como um parque de diversão. A iguaria, no entanto, foi introduzida pela China.

LANCHEIRA

Tripadvisor
Essa é para relembrar a infância com carinho. Adultos de todo mundo podem voltar no tempo, quando iam à escola com o kit mochila-pasta-lancheira. O Lunch Box Museum, em Geórgia (Estados Unidos), abriga milhares daqueles exemplares. Os itens de metal vão de personagens como Pac Man, Jornada nas Estrelas aos Bee Gees. Trata-se uma enorme parede com mais de três mil itens distribuídos em ordem alfabética.

MARTELO

Hammer Museum
Acredite se quiser, mas o martelo, aquela ferramenta usada para consertar itens na casa e no trabalho, tem seus adoradores. Localizado no Alasca, o Hammer Museum – favor não confundir com o o espaço artístico de mesmo nome de Los Angeles – conta a história do utensílio desde a época dos faraós egípcios até os dias de hoje. Os objetos vão de cinco centímetros a mais de seis metros. "Nunca vi tanto martelo antes na minha vida", avaliou uma visitante impressionada.


MENSTRUAÇÃO E SAÚDE DA MULHER

MUM
Desde que o mundo é mundo, a história da mulher se faz presente. Esqueça o criacionismo de Adão e Eva. O sexo feminino tem um museu um tanto quanto curioso: o da menstruação e da saúde. Para quebrar preconceitos e tabus, o Museum of Menstruation and Women Health reúne o histórico do ciclo menstrual e curiosidades, como campanhas publicitárias, absorventes, entre demais itens. O local está situado em Maryland (Estados Unidos).

PÊNIS

Visit Reykjavik
Se as mulheres têm seu museu, o sexo masculino também. Pense nos mais diversos sinônimos para o órgão reprodutor masculino - mas não diga em voz alta. O Icelandic Phallological Museum, localizado na Islândia, abriga mais de 200 pênis conservados. Mas, acalme-se, a maioria dos exemplares é de animais, como baleias, morsas e elefantes. Cabe a você decidir se uma viagem à Escandinávia deve incluir uma visita.

SEXO

Netherlands Tourism
Deixe o puritanismo de lado e entre de cabeça no mundo do sexo. O mais antigo museu temático do mundo está em Amsterdã, capital da Holanda. O Venustempel Sex Museum abriu as portas em 1985. Em sua abertura, o acervo era minúsculo, com apenas alguns objetos eróticos datados do século 19.

Hoje em dia, há uma coleção arrematadora de fotos, pinturas, objetos e até mesmo atrações relacionadas ao tema. Sem dar destaque apenas a pênis e vaginas, o local conta a história do sexo desde que o mundo é mundo.


VENTRÍLOQUOS

Vent Haven Museum

Respire fundo antes de entrar pela porta. Os bonecos de ventríloquo não têm sindicato – até onde se sabe -, mas têm um museu próprio. Com mais de 100 anos de história, o Vent Haven Museum foi construído por William Shakespeare Berger, um colecionador de itens, em Kentucky, nos Estados Unidos.

Atualmente, o espaço conta com mais de 800 figuras, centenas de fotografias, cartazes e livros relacionados à arte do ventriloquismo. Você encararia uma visita à noite?

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias