A nova fase do Turismo carioca na visão do MTur
Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos mudaram de vez a cara do Rio de Janeiro. Com algumas novas atrações, como por exemplo a Pira Olímpica, a Orla Conde e a nova Praça Mauá, os visitantes se encontram cheios de variedades para conhecer o centro da cidad
E o órgão continua: "Na frente da Igreja da Candelária está a Pira Olímpica, escultura cinética confeccionada pelo artista norte-americano Anthony Howe, e ficará permanentemente na cidade. O conjunto se tornou ponto obrigatório para turistas e também para os próprios cariocas. O Porto Maravilha agora conta com mais opções de transporte público e espaços de lazer como a renovada Praça Mauá e os museus de Arte do Rio e do Amanhã. O painel Etnias, de Eduardo Kobra, foi inspirado nos Jogos e permanecerá como legado do Rio de Janeiro.
Quem quiser acessar o Centro, poderá ir pelo VLT, inaugurado no início de junho. O meio de transporte liga o Centro à Região Portuária integrando o metrô, trens, barcas, terminal de cruzeiros marítimos, Teleférico da Providência, Rodoviária Novo Rio, redes de ônibus convencionais e Aeroporto Santos Dumont.
Durante os Jogos Rio 2016, o modal estará operando no trecho Rodoviário Novo Rio-Aeroporto Santos Dumont, com mais de 10 paradas e uma estação. A ligação entre a Central do Brasil e a Praça XV entra em operação até dezembro, com 28 paradas e 3 estações. As novas mudanças no Porto Maravilha fizeram voltar verdadeiros tesouros arqueológicos, como o Cais da Imperatriz e o Jardim Suspenso do Valongo".

*Fonte: Ministério do Turismo