Karina Cedeño   |   19/08/2016 08:21

Conheça as 21 bibliotecas mais interessantes do mundo

Os amantes de livros que também adoram conhecer o mundo não podem deixar de visitar as 21 bibliotecas mais interessantes do mundo, listadas pelo Business Insider. Desde a biblioteca escondida nas florestas de Beijing até a que foi construída no Egito, em formato de um re

Os amantes de livros que também adoram viajar não podem deixar de visitar as 21 bibliotecas mais interessantes ao redor do mundo, listadas pelo Business Insider.

A seleção abrange desde a biblioteca escondida nas florestas de Beijing até a que foi construída em formato de um relógio de sol, no Egito. Descubra a seguir onde estão estas raridades:


1- Biblioteca Strahav em Praga, na República Tcheca


Divulgação

A biblioteca está localizada em um castelo na cidade de Clementium e é dividida em dois setores: um sobre Teologia e outro sobre Filosofia, ambos construídos ao longo do século 18. O local também completa a decoração com manuscritos antigos, afrescos detalhados no teto e antigas estátuas.

2- Royal Portuguese Reading Room, no Rio de Janeiro


Divulgação

Construída no século 19, esta biblioteca traz uma vasta coletânea de obras portuguesas e é conhecida por seu design, que evoca o estilo gótico renascentista. O local traz, ainda, obras raras e antigas, datadas do século 16. É um lugar perfeito para aqueles que gostam de ser rodeados por livros bonitos.

3- Biblioteca George Peabody em Baltimore, Estados Unidos


Divulgação

Esta biblioteca foi fundada por George Peabody, que a deu de presente para os cidadãos da Baltimore, por serem amáveis e terem um grande senso de hospitalidade. O teto em vidro faz com que o local seja preenchido por luz natural.

4- Biblioteca Pública de Nova York, nos Estados Unidos


Divulgação

A biblioteca tem cerca de 53 milhões de itens, sendo a terceira maior do mundo. A sala de leitura conta com 42 grandes mesas de madeira para os visitantes.

5 - Biblioteca Royal de Copenhague, na Dinamarca

Divulgação

A construção foi finalizada em 1999 e é uma extensão da Biblioteca Nacional da Dinamarca. O local é caracterizado pelo granito escuro utilizado na construção e pelos ângulos irregulares. O átrio todo composto de vidro faz com que o espaço esteja sempre repleto de luz natural.

6- Biblioteca Pública de Boston, nos Estados Unidos

Divulgação

A biblioteca contém cerca de 23 milhões de itens, o que a torna a segunda maior biblioteca pública dos Estados Unidos. O local é bastante conhecido por seu amplo jardim, cuja inspiração vem da arquitetura italiana.

7 - Biblioteca da Cidade de Stuttgart, na Alemanha

Divulgação

O design em forma de cubo foi inspirado no Pantheon da antiga Roma e o ambiente monocromático em branco só possui cores graças aos livros nas estantes.

8 - Biblioteca Sir Duncan Rice em Aberdeen, Reino Unido

Divulgação

Esta é a nova biblioteca da University de Aberdeen, e incorpora o design do século 21, abrangendo ainda um amplo átrio no centro. O local ganha ainda mais destaque por trazer elementos sustentáveis em seu design, como as lâmpadas compostas por células fotovoltaicas, que convertem a energia da luz em eletricidade.

9 - Biblioteca José Vasconcelos, no México

Divulgação

Desenhada pelo arquiteto Alberto Kalach, a biblioteca possui estrutura de concreto e vidro. As prateleiras dão a impressão de que estão suspensas no ar, e um esqueleto gigante pende do centro do local. O da biblioteca é uma homenagem ao filósofo e político José Vasconcelos, que foi uma importante figura no México e um ativista na arte de ler.

10 - Biblioteca Liyuan em Beijing, China

Divulgação

Localizada em uma pequena vila nas proximidades de Beijing, esta biblioteca é circundada por uma floresta, sendo por isso completamente eco-friendly e construída apenas com materiais recicláveis.

11 - Biblioteca e Centro Cultural Vennesla, na Noruega

Divulgação

A biblioteca é composta por uma série de arcos que servem de suporte ao teto. O conceito é inspirado em um esqueleto de baleia.

12 - Biblioteca Pública Lawrence, no Kansas, Estados Unidos

Divulgação

O design da biblioteca costumava ser composto por uma grande pilar de concreto cinza, mas de uns anos para cá a fachada foi remodelada, ganhando um ar mais moderno.

13 - Biblioteca de Livros Raros Beinecke em Connecticut, Estados Unidos

divulgação

O local abriga um extenso arquivo da Biblioteca Universal de Yale, e é o maior prédio no mundo dedicado à preservação de livros e documentos raros. A biblioteca é caracterizada por suas construções em mármore, granito, bronze e janelas de vidro desenhadas para filtrar a quantidade suficiente de luz para o local.

14 - Biblioteca Britânica em Londres, no Reino Unido

Divulgação

A maior biblioteca do mundo, quando vista de fora, não aparenta o tamanho que tem, mas basta entrar para notar o espaço completamente recheado de livros. No total são 170 milhões de itens, e o local recebe cópias de livros produzidos em todo o Reino Unido e na Irlanda.

15 - Biblioteca do Congresso em Washington, D.C., Estados Unidos

Divulgação

A biblioteca foi um presente de Thomas Jefferson e é toda construída em estilo clássico italiano renascentista. O local abriga, além de livros, mapas, fotografias e outros itens.

16 - Biblioteca Admont em Admont, Áustria

Divulgação

O local é a segunda maior biblioteca construída em um monastério. O hall foi trabalhado em estilo barroco pelo arquiteto Joseph Hueber em 1776, e o local abriga 200 mil volumes. O teto, pintado por Bartolomeo Altomonte, mostra os estágios do conhecimento humano até o ponto mais alto da divina revelação.

17 Biblioteca Alexandria, na Alexandria, Egito

Divulgação

Esta é uma das mais emblemáticas bibliotecas do mundo antigo. O diferencial fica por conta da arquitetura, que remete ao design de um relógio de sol.

18 - Biblioteca Central de Seattle, nos Estados Unidos

Divulgação

O local é uma mistura de biblioteca com centro de mídias digitais. Com o design de Rem Koolhass, o prédio combina linhas futurísticas com a funcionalidade de uma biblioteca. O interior é notável por seus amplos espaços públicos e luz natural.

19 – Biblioteca Kanazawa Umimirai, em Kanazawa, Japão

Divulgação

Conhecido com "caixa de bolo", o local possui amplas janelas de vidro e iluminação local. "O ambiente oferece ao visitante a experiencia de estar rodeado de livros, coisas que os ambientes tecnológicos de hoje em dia não permitem”, afirmam os arquitetos que projetaram a biblioteca.

20 – Livraria do Colégio Trinity em Dublin, Irlanda

Divulgação

Famosa por seu longo corredor, esta biblioteca abriga a mais ampla coleção de livros da Irlanda. O local é repleto de mármore e pilastras pretas.


21 – Biblioteca de Sainte-Geneviève em Paris, França
Divulgação
Esta é a maior referência em bibliotecas para os estudantes da Universidade de Paris, e foi projetada pelo arquiteto Henri Labrouste.

Tópicos relacionados