Roberta Queiroz   |   15/08/2016 13:10

Turismo criativo: como o chocolate reinventou Ilhéus (BA)

O novo post do assessor de Comunicação da Grou Turismo, Iuri Barreto, conta a inflência do chocolate no desenvolvimento de Ilheéus com bastante dinamismo, dá uma aula de história, crítica os guias de viagens e ainda deixa o leitor com vontade de os ch

Algumas cidades são o que são hoje graças ao café, a cana-de-açúcar ou o gado. Ilhéus (BA), no entanto, saboreia um cultivo capaz de se transformar em algo mais doce: o cacau. O fruto chegou a Bahia em meados do século 18 e reinventou diversos aspectos da “Princesinha do Sul” com o passar dos anos.

"Ilhéus é provavelmente o único destino turístico do Brasil onde se pode conhecer, de fato, todo o processo de produção do chocolate", aponta blogueiro

No começo, o cultivo do cacau tinha apenas um endereço, o Exterior, e enriquecia, obviamente, os coronéis. Foi necessária uma praga, conhecida como vassoura de bruxa, para os nativos perceberem que o título de maior exportadora do cacau do Brasil era o bastante para iniciar a produção de chocolate por aqui e mudar não só a cidade, mas a distribuição de renda.

O novo post do assessor de Comunicação da Grou Turismo, Iuri Barreto, traça o cenário com bastante dinamismo, dá uma aula de história, crítica os guias de viagens e ainda deixa o leitor com vontade de provar os chocolates gourmet do Sul da Bahia. Será que você conhece alguma marca?

Leia na íntegra clicando aqui.

Tópicos relacionados