Janize Colaço   |   23/09/2016 16:08

Primeiro cervejoduto do mundo é inaugurado na Bélgica

O "cano" tem cerca de três quilômetros de extensão e transportam a bebida de uma das mais antigas cervejarias do país, localizada em Bruge

Reprodução / De Halve Maan
Na última sexta-feira (16), na cidade belga de Bruges, foi inaugurado o primeiro “cervejoduto” do mundo. Com cerca de três quilômetros de extensão, os dutos transportam a bebida de uma das mais antigas cervejarias do país, a De Halve Maan, no centro da cidade, à engarrafadora, na região periférica.

O projeto custou cerca de US$ 4,5 milhões e a empresa precisou recorrer a meios diferentes para arrecadar fundos: cerveja grátis a quem contribuísse. Como resultado, mais de 500 pessoas ajudaram financeiramente na “vaquinha on-line”.

De acordo com diretor da De Halve Maan, Xavier Vanneste, a empresa, que foi criada ainda no século 16, teve a ideia do duto e surgiu com a necessidade de reduzir os gastos com o transporte. Por ser uma cidade medieval, Bruges tem ruas bastante apertadas. Além disso, o número de turistas também é alto, o que dificulta a passagem de veículos com a mercadoria.

O cervejoduto fica a 34 metros abaixo da superfície, passando sob canais e muralhas históricas da cidade. Por ele passam quatro mil litros de cerveja por hora, o suficiente para encher 12 mil garrafas.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Janize Colaço

Janize Colaço tem 1826 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS