Renato Machado   |   13/09/2016 16:48

Vídeo: empresa testa foguete visando ao turismo espacial

Uma iniciativa privada nos Estados Unidos quer levar o Turismo para fora da Terra. A boa notícia é que a viagem, sonho de muitas pessoas, pode estar mais próxima do que se imagina. A Blue Origin, empresa criada pelo bilionário Jeffrey P. Bezos, divulgou detalhes de seus

Divulgação
Lançamento da New Shepard, em junho, durante voo teste
Uma iniciativa privada nos Estados Unidos quer levar o Turismo para fora da Terra (e dessa vez não é a Virgin, de Richard Branson). A boa notícia é que a viagem, sonho de muitas pessoas, pode estar mais próxima do que se imagina. A Blue Origin, empresa criada pelo bilionário Jeffrey P. Bezos, divulgou detalhes de seus planos, até pouco tempo secretos.

A viagem espacial turística pode sair do papel – e dos filmes de ficção – graças às tecnologias que envolvem os foguetes espaciais da companhia, o New Glenn (nome em homenagem ao astronauta John Glenn, primeiro norte-americano a orbitar a Terra) e o New Shepard.

De acordo com a Blue Origin, o grande fator que difere New Glenn e New Shepard das bilionárias missões de grandes agências espaciais, como Nasa e Esa, e às quais estamos acostumados a presenciar, é que, em seus projetos, o corpo da espaçonave que carrega os motores responsáveis pela propulsão do foguete não é descartável.

A expectativa da Blue Origin é de que a New Glenn possa começar a ser testada até 2020. No entanto, a tecnologia de pouso propulsionado por foguetes, similar a sistemas de naves do mundo ficcional, como Star Wars, já foi testada no foguete New Shepard. O equipamento realizou quatro voos-teste com sucesso, mostrando a eficácia do reuso da aeronave.
Bezos já afirmou em oportunidades passadas que a New Shepard, com cápsula de capacidade para até seis pessoas, poderá, dentro de dois anos, transportar turistas para alguns minutos de sobrevoo no espaço, além da Linha de Kármán – a 100 quilômetros do nível do mar, limite convencionado para o fim da atmosfera terrestre e o espaço exterior.

Apesar de não ter divulgado valores nem quando as primeiras viagens irão ocorrer, é certo que as curtas viagens espaciais serão restritas a um público abastado. A Blue Origin, em seu site oficial, até abre a possibilidade de “reserva” para os primeiros voos, em um cadastro para interessados neste link.

Divulgação
A viagem espacial proposta pela Blue Origin a bordo da espaçonave New Shepard

Tópicos relacionados