Rafael Faustino   |   01/12/2016 09:38

Chile diversifica campanhas para receber 5,6 milhões

Depois de crescer nada menos que 22% em chegada de turistas no ano passado e entrar para a lista dos dez países que maiores altas nesse sentido, o Chile espera neste ano chegar a 5,6 milhões de visitantes. Para isso, o país conta com uma estratégia diversificada de promo

Flickr.com-87518488@N00
Santiago, no Chile
Santiago, no Chile

O turismo chileno vive em franco crescimento. Depois de crescer nada menos que 22% em chegada de turistas no ano passado e entrar para a lista dos dez países que maiores altas nesse sentido, o Chile espera neste ano chegar a 5,6 milhões de visitantes. Para isso, o país conta com uma estratégia diversificada de promoção internacional, como conta a gerente geral do Turismo Chile, Debbie Feldman, em artigo produzido para o Anuário de Distribuição da PANROTAS.

Participação em feiras e eventos internacionais, campanhas on-line, viagens de imprensa e profissionais do Turismo foram alguns dos recursos utilizados.

“Em 2015 o país participou de 90 feiras e eventos, em 15 países. Foram realizadas 54 campanhas e 18 viagens de familiarização para 29 destinos do Chile – foram envolvidos 131 operadores e agentes de viagens internacionais; publicações de 17 países também visitaram o destino”, lista Debbie no artigo.

Confira o artigo completo abaixo para conhecer toda a estratégia de divulgação chilena. E clique aqui para conferir o Anuário de Distribuição da PANROTAS.

A promoção turística do Chile no Exterior

O Chile está entre os dez países do mundo que mais cresceram em chegadas de turistas durante o ano de 2015, com um aumento de 21,9% em relação ao ano anterior. Estima-se que em 2016 o país vá chegar a 5,6 milhões de visitas. Para alcançar a meta, o Chile desenvolve uma estartégia de promoção internacional com foco nos mercados prioritários, realizando ações voltadas ao aumento do número de visitantes.

Entre as ações, está a participação em feiras e eventos internacionais, campanhas on-line e off-line, viagens de imprensa, de influenciadores e de profissionais de Turismo – operadores e agentes de viagens, roadshows, wokshows, divulgação no site oficial de promoção turística do país e nas redes sociais (Chile.travel). O país também investe em candidaturas para sediar congressos e conferências internacionais, promovendo o Chile como um destino de reuniões.

Em 2015 o país participou de 90 feiras e eventos, em 15 países. Foram realizadas 54 campanhas e 18 viagens de familiarização para 29 destinos do Chile – foram envolvidos 131 operadores e agentes de viagens internacionais; publicações de 17 países também visitaram o destino.

A promoção internacional é executada principalmente pelo Turismo Chile, corporação privada sem fins lucrativos, que promove o Chile e seus destinos por meio de esforços públicos e privados, desenvolvendo a promoção segundo a estratégia de marketing do país, gerada pela Subsecretaria de Turismo.

O financiamento é feito com a licitação de fundos públicos, através do Serviço Nacional de Turismo (Sernatur). Outras fontes de recursos são os orçamentos regionais de promoção e da iniciativa privada - ambos participam de forma ativa dentro do plano.

O orçamento de 2016 teve um incremento importante em relação ao ano anterior, chegando a 12,4 bilhões de pesos chilenos. O Turismo Chile recebeu 5,2 bilhões de pesos por 12 meses (2016-2017), com o desafio de levantar 2,2 bilhões com o setor privado, enquanto a Sernatur está executando os cinco bilhões de pesos chilenos restantes em campanhas genéricas para o público em geral, gestão do website de viagens e de as suas redes sociais.

ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO
O plano de marketing conta com distintas ações promocionais, entre as quais estão:

Viagens de imprensa: convidamos jornalistas para viver uma experiência no Chile e divulgar matérias sobre o destino e as atrações percorridas em revistas, jornais diários, televisão, blogs, websites, entre outros.

Viagens de blogueiros ou de influenciadores: convidamos personalidades internacionais que tenham um grande número de seguidores ou leitores para conhecer os atrativos do Chile. A proposta é que eles publiquem sua experiência em variadas plataformas de divulgação.

Viagens de familiarização: agentes de viagens e operadores de Turismo internacionais são convidados para uma visita ao Chile. O objetivo é que eles melhorem o conhecimento sobre produtos, serviços e atrativos. Com isso, eles incluem a viagem dentro de seus catálogos, oferecendo informação em primeira mão para os viajantes.

Feiras: estão entre as principais ações nos mercados internacionais. É nas feiras que contatamos os profissionais de turismo de diferentes países. Destes eventos participam produtos, serviços e destinos do país. Anualmente o Chile marca presença em mais de 20 feiras de Turismo em países como Espanha, Argentina, Inglaterra, Brasil, Estados Unidos e Alemanha.

Roadshows e workshops: são eventos dirigidos ao canal comercial, para fomentar e incrementar o interesse pelos destinos do Chile. Para ampliar a divulgação, a impresa especializada também participa. Na ocasião, apresenta-se o país junto com uma ação atraente, como degustações gastronômicas e de vinhos e danças típicas.

Promoção em redes sociais: o Chile informa as comunidades sobre as novidades do país, consolidando os lugares mais conhecidos e posicionando novos destinos.

Campanha para o público final: para incentivar a demanda de turistas em potencial, são realizadas campanhas promocionais. Entre os exemplos está a divulgação de imagens do Chile em táxis de Londres e em vagões do metrô de São Paulo. As campanhas podem ser on-line e off-line.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Rafael Faustino

Colaboração para o Portal PANROTAS

Rafael Faustino tem 1223 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!