Leonardo Ramos   |   21/03/2017 18:10

Chile lança temporada de inverno e quer mais brasileiros

O lançamento da temporada de inverno 2017 promoveu os destinos chilenos que devem estar em alta para o trade, e expectativa é que número de brasileiros volte a crescer após ano de queda; passagens devem ser mais baratas em junho e julho

Leonardo Ramos
A representante do Turismo Chile no Brasil, Tamara Mantoani, e a subgerente do órgão para América Latina, Jessica Canelo
A representante do Turismo Chile no Brasil, Tamara Mantoani, e a subgerente do órgão para América Latina, Jessica Canelo
Ainda é março e o outono mal começou, mas a temporada de inverno do Chile foi lançada na tarde desta terça (21), em São Paulo. Com a presença de mais de 60 agentes e operadores de viagem, o Turismo Chile, órgão que promove o Turismo do país, apresentou os variados destinos chilenos que devem se manter em alta após o ano recorde de 2016, quando cerca de 5,6 milhões de pessoas foram ao país.

TURISTAS BRASILEIROS DEVEM CRESCER
Mesmo com o ano considerado de sucesso, o número de brasileiros no Chile caiu em 2016: em 2015 foram 456 mil, enquanto no ano passado o número caiu para 439 mil turistas. Segundo a subgerente do Turismo Chile para América Latina, Jéssica Canelo, a queda de cerca de 3% ocorreu principalmente devido à crise financeira sofrida pelo Brasil. “Somente em janeiro e fevereiro do ano passado verificamos uma diminuição de 25% no número de brasileiros para o Chile” revelou Jéssica.

Para este ano, porém, a previsão é que a quantidade de visitantes brasileiros volte a crescer, devido ao enfraquecimento da crise. “O Brasil vinha crescendo como país emissor de viajantes antes da instabilidade econômica e política que se instaurou no País, e agora deve continuar sua subida”, afirmou a executiva. “Em janeiro deste ano já registramos um aumento de 8% das vendas em relação ao ano passado, uma demonstração de como o visitante brasileiro está mais confiante para viajar”, finalizou Jéssica.

Atrás apenas da Argentina no quesito de emissor internacional, ficando em segundo lugar, um dos maiores focos dos brasileiros é o esqui: cerca de 150 mil foram praticar o esporte no Chile no ano passado, cerca de um terço de todos os brasileiros que visitaram o país. “E o turista vindo do Brasil continua sendo o líder de mercado no período de neve, principalmente por gastar em média US$160 por dia em sua estadia”, afirmou Jéssica.

PASSAGENS AÉREAS PROMOCIONAIS
Ainda segundo Jéssica, a companhia aérea Latam, parceira do órgão, deve ter passagens promocionais e com melhores taxas para junho e julho deste ano.

DESTINOS EM ALTA PARA O INVERNO

Serge Brunier
Atacama tem o céu com
Atacama tem o céu com "mais estrelas no mundo", segundo o Turismo Chile
O lançamento da temporada, porém, foi muito além do esporte na neve: dividindo o Chile em cinco macrorregiões, a representante do Turismo Chile no Brasil, Tamara Mantoani, apresentou suas diversas riquezas. O grande foco foi o Turismo de aventura. Vale ressaltar que, eem 2016, o Chile desbancou a Nova Zelândia como melhor destino para se aventurar no mundo.

A primeira região apresentada foi o Deserto do Atacama: com mais de 150 atrações naturais, como o Vale de La Luna e os gêiseres, o local é um dos desertos mais áridos do mundo, e tem ainda como novidade os passeios de balão, lançados no último ano. A segunda foi a região central, que engloba Santiago, Val Paraíso e Viña Del Mar: o foco foram os passeios nas vinícolas, além das óbvias estações de esqui, que além do esporte oferecem belas vistas da cordilheira dos Andes.

A região dos Lagos e Vulcões também foi lembrada, com os destinos de Puerto Varas, Valdivia e Temuco sendo destacados. No extremo sul, a Patagônia mantém-se um dos destinos mais buscados por turistas no país, inclusive brasileiros: segundo a diretora regional de Turismo da região, Lorena
Dreamstime
Ilha de Páscoa e os misteriosos Moais
Ilha de Páscoa e os misteriosos Moais
Guarda, cerca de 10% dos viajantes que passam pela Patagônia chilena vêm do Brasil.

E por fim, a região das ilhas. O destaque foi para a Ilha de Páscoa, dos famosos Moais, as estátuas misteriosas que ficam por lá. O destino foi destacado também como um bom lugar para mergulho: segundo Tamara, a ilha possui a água mais cristalina do mundo.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Leonardo Ramos

Leonardo Ramos tem 1844 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS