Leonardo Ramos   |   30/06/2017 17:59

Passaporte: suspensão pode prejudicar Turismo de Orlando

Após a suspensão  da emissão de passaportes, a empresa de aluguel de casas para férias Fidelity Vacation Homes, que disponibiliza residências em Orlando, criticou a decisão, e alerta que isso pode prejudicar o Turismo da cidade

Dreamstime
A decisão da Polícia Federal de suspender a emissão de passaportes, tomada no meio desta semana, pode tirar os brasileiros da liderança do ranking de turistas que mais visitam Orlando. Quem afirma é a locadora de casas de férias Fidelity Vacation Homes e seu diretor Márcio Teixeira, que criticou a decisão, argumentando que, geralmente, as pessoas planejam com antecedência visitar a cidade, e quem já tem viagem fechada, mas ainda não recebeu o passaporte, será prejudicado.

“Uma viagem para os parques temáticos da nossa cidade é, geralmente, planejada. Muitas pessoas já estão com programação de passagens, hospedagem e ingressos comprados e serão prejudicadas com a interrupção do serviço pela Polícia Federal. Esperamos que a esta situação seja resolvida com brevidade para evitar prejuízos”, afirmou Teixeira.

Para quem já contratou o serviço de hospedagem mas está sem o passaporte, é importante verificar junto ao canal de venda ou a empresa a política de cancelamento da viagem, para não ter prejuízos financeiros. A dica de Teixeira, porém, é que se sua viagem ainda estiver a meses de distância, o momento é de paciência, e de aguardar um pouco antes de cancelar sua reserva. "Assim, o turista não perde o preço mais baixo que contratou e não paga taxas de cancelamento caso a Polícia Federal retome a emissão em um prazo menor que o da sua viagem”, explicou.

Ainda segundo o executivo, a baixa no dólar teria incentivado muitos brasileiros a se hospedar em casa de férias, que segundo ele, têm melhor custo benefício que a hospedagem em hotéis. "Os brasileiros buscaram driblar a alta do dólar pesquisando e planejando melhor suas vindas para Orlando. Entre ficar hospedado em apenas um quarto de hotel e acomodar toda a família em uma casa de três a sete quartos totalmente mobiliada, podendo fazer as próprias refeições e lavar as roupas, o que gera economia de peso de bagagem e com alimentação na viagem, a escolha foi óbvia”, argumenta o diretor da Fidelity Vacation Homes.

ENTENDA O CASO

Desde as 22 horas desta terça (27), a confecção de novos passaportes está suspensa. A Polícia Federal anunciou na noite da última terça-feira que, por “insuficiência do orçamento”, interrompeu a produção do documento, sem previsão de retomada. A PF garante que aqueles que atendidos em postos de emissão até a data terão seus passaportes entregues normalmente.

O governo federal informou que enviaria na quarta (28) ao Congresso Nacional projeto de lei propondo abertura de crédito suplementar acima de R$ 102 milhões, para o Ministério da Justiça regularizar os pagamentos para emissão de passaportes. O serviço deverá voltar somente após a aprovação do pedido pelo Congresso Nacional.

Tópicos relacionados