Victor Fernandes   |   25/08/2017 10:28

Astroturismo: 7 opções para ver o céu e seus fenômenos

No embalo do eclipse solar total, confira alguns destinos astronômicos

Na última segunda-feira (21) ocorreu um eclipse solar total, no qual a lua bloqueou o sol por cerca de dois minutos. O evento pôde ser melhor visto nos Estados Unidos, onde foi chamado de Great American Eclipse e se tornou negócio lucrativo, gerando até um boom de reservas no Airbnb.

No entanto, não é preciso esperar para presenciar outro evento astronômico. Estes ocorrem ao redor do mundo em todas as proporções, de céus repletos de estrelas à aurora boreal. O Portal PANROTAS reuniu alguns destinos para conhecer um pouquinho do céu e além dele.

ESTADOS UNIDOS
Divulgação Nasa
A Apollo 11, nave usada na histórica chegada do homem à lua, estará em exposição
A Apollo 11, nave usada na histórica chegada do homem à lua, estará em exposição
Os centros espaciais da Nasa são as grandes atrações estadunidenses. Tanto em Houston quanto em Cabo Canaveral, Flórida, há réplicas em tamanho real de foguetes, cápsulas e os primeiros trajes espaciais. A unidade texana ainda conta com interessantes exibições. Atualmente, está acontecendo a Mission Mars, que leva o visitante à Marte por meio de tecnologia 4K e mostra uma paisagem virtual do planeta com direito a astronautas pousando nele e veículos espaciais o explorando. Já para março de 2018, está prevista a Destination Moon: The Apollo 11 Mision, a exibição permitirá conhecer um dos objetos mais emblemáticos da história da humanidade e saber um pouquinho mais sobre a chegada do homem à lua.

CHILE
Divulgação Ahlarkapin
A área de observação no deserto do Atacama
A área de observação no deserto do Atacama
O astroturismo é uma especialidade chilena. Devido à combinação de altitude elevada e clima seco, o país possui cerca de 300 noites de céu aberto no ano. As principais atrações são os observatórios São Pedro de Atacama e Cerro Tololo. O primeiro, no norte do Chile, possui tours com duas horas e meia de duração, permite o uso de um dos dez telescópios disponíveis, ensina os visitantes a observarem a olho nu também e oferece chocolate quente ao final da visita. Já o segundo, fica em Serena, e possui visitas de duas horas aos sábados para usar os telescópios do observatório de alto nível científico. O Observatório Astronômico Andino, a 20 minutos de Santiago, também é uma boa pedida.

NORUEGA
Divulgação Norway Tours
O fenômeno característico do norte da Terra visto de Tromsø
O fenômeno característico do norte da Terra visto de Tromsø
A aurora boreal é um dos fenômenos mais bonitos do mundo. As cortinas de luzes nas cores verdes, roxas e rosas podem ser vistas no norte do globo em países como Islândia, Canadá, Suécia, Finlândia e Noruega. Este último é um dos mais acessíveis. Tromsø, conhecida como a “Paris do Norte”, além de propiciar o espetacular evento aos visitantes, conta com passeios que oferecem aulas de astronomia e visita ao planetário Northern Lights de setembro a março. A vila de Ersfjorden, a 40 minutos de Tromsø, também é uma opção.

NOVA ZELÂNDIA

Divulgação Turismo da Nova Zelândia/Daniel Rood
O mar, de estrelas, na praia de Castlepoint
O mar, de estrelas, na praia de Castlepoint
Já no país da Oceania, é possível assistir a aurora austral, presente no sul do globo. O Parque Nacional Rakiura, que em Maori significa “céu brilhante”, na ilha Stewart é considerado o melhor ponto fora da Antártida para observar o fenômeno, o único obstáculo são as chuvas constantes. E, a praia de Castlepoint, na região de Wairapa, é propícia para a observação de estrelas.

PORTUGAL
Divulgação Turismo do Alentejo/Miguel Claro
O céu estrelado de Portugal sobre o Convento de Orada, em Monsaraz
O céu estrelado de Portugal sobre o Convento de Orada, em Monsaraz
Em Portugal, há uma área protegida e certificada internacionalmente, registrada como Reserva Dark Sky, na região de Alqueva. Com cerca de três mil quilômetros quadrados, engloba cidades como Alandroal, Requengos de Monsaraz, Portel, Mourão, Moura e Barrancos. Estas juntam esforços para preservar a mágica da região e, por esse motivo, baixam as luzes da rua à noite ao mínimo para possibilitar uma melhor observação do céu revestido de estrelas.

BRASIL
Divulgação LNA/Clemens Darvin Gneiding
O Observatório do Pico dos Dias, em Brazópolis
O Observatório do Pico dos Dias, em Brazópolis
Por aqui, uma das melhores opções de astroturismo é Minas Gerais. O Laboratório Nacional de Astrofísica fica em Itajubá e uma vez ao mês promove o Sábado Crescente, evento com palestras e observação da lua crescente no terraço da sede. Já na vizinha Brazópolis, fica o observatório, que recebe visitas todos sábados de manhã e uma vez por ano o público pode ficar até a noite para o Tarde e noite de portas abertas, evento destinado à observação de estrelas. Também fica aberto nos dias de semana com palestras sobre a instituição e astronomia, e se a lua estiver acima do horizonte no dia, pode ser observada com o auxílio dos telescópios disponíveis.

RÚSSIA
Divulgação Nasa
Nave Soyuz se aproximando da EEI
Nave Soyuz se aproximando da EEI
Por último, a atração mais inviável. A Rússia tem estudado levar “clientes particulares” à Estação Espacial Internacional dentro da Soyuz. A experiência requer um investimento de dezenas de milhões de dólares e já contou com sete pessoas entre 2001 e 2009. Os voos estão sendo reatados para captar recursos para financiamento de programas espaciais. O próximo está previsto para 2019.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Victor Fernandes

Victor Fernandes tem 6060 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS