Victor Fernandes   |   18/08/2017 09:29

Cerveja artesanal: um roteiro pelo interior de SP

Conheça as cervejarias de Sorocaba e Votorantim que fazem uma boa gelada

A região de Sorocaba e Votorantim, no interior paulista, é conhecida por ser bastante industrializada. Mas o sucesso recente vem sendo obtido por um tipo menos convencional de fábricas: as cervejarias artesanais. E o melhor: elas costumam possuir seus próprios bares para servirem os produtos.

Veja abaixo as quatro cervejarias que constituem um verdadeiro roteiro de apreciação cervejeira no interior paulista. E, ao final, veja como conhecer todas elas em um único passeio.

HAPPY BREW
Facebook/Happy Brew
A Cervejaria Happy Brew surgiu de experiências e tentativas de um “homebrewer”, ou cervejeiro caseiro. A produção é totalmente artesanal e conta com cinco estilos de cerveja. A de trigo ”Happy Wit” é a mais famosa e conta com cascas de laranja e coentro, adicionando mais aroma e sabor ao produto final. Os quais, junto a cor, são obtidos naturalmente em todas bebidas, sem o uso de corantes e conservantes.

BURGMAN
Divulgação/Burgman
Inaugurada em 2010, a Cervejaria Brugman produz cerca de 100 mil litros de cerveja por mês. Com diversos estilos, dos mais tradicionais aos mais inovadores, a empresa vem conquistando cada vez mais entusiastas da cerveja artesanal. Para a cervejaria de Sorocaba, o objetivo é um só: produzir cervejas com água, malte, lúpulo e muita dedicação, nada mais. São mais de dez rótulos disponíveis.

HOFFEN
Divulgação/Hoffen
A cervejaria de Votorantim defende o amor pela cerveja. São três cervejas artesanais: Darkness, de trigo escura com traços de caramelo; Golden Eye, clara e suave; e Redmoon, de cor vermelha com notas de amêndoas. O lobo, presente na marca não é à toa. “Sua fidelidade usamos como exemplo no mercado com nossos clientes e a perseverança é para sempre insistirmos na qualidade de nossos produtos buscando a excelência”.

BAMBERG
Facebook/Bamberg
O primeiro malte usado nessa cervejaria de Votorantim foi produzido em Bamberg, na Alemanha. A cidade serviu de referência em qualidade e de inspiração pela variedade. Não por acaso, este é o nome que estampa os produtos artesanais. Em 12 anos, já são 92 prêmios nacionais e internacionais. O ponto positivo do tour na Bamberg é a possibilidade de beber a premiadíssima cerveja direto do tanque.

SERVIÇO
A prefeitura de Sorocaba promove uma excursão contemplando as quatro cervejarias. Ela acontece aos sábados, das 9h às 13h30. Saída e retorno geralmente são da Casa do Turista, mas neste mês estão ocorrendo do Shopping Iguatemi Esplanada. As reservas podem ser feitas na sede da Agência Planeta Turismo ou no site. O valor por pessoa é R$ 130 e existe o pacote para quatro pessoas, onde três entradas são pagas e a quarta é gratuita. Cada participante tem direito a degustar três rótulos em cada cervejaria.

Tópicos relacionados