JGCA   |   19/07/2006 09:46

Diário da NBTA/Tecnologia - 18 de julho

Diario da NBTA/Tecnologia - 18 de julho CHICAGO, USA - POR SOLANGE E LUIS VABO, DIRETORES DA SOLID E DO RESERVE - O ex-presidente George Bus

CHICAGO, USA - POR SOLANGE E LUÍS VABO, DIRETORES DA SOLID E DO RESERVE - O ex-presidente George Bush fez descontraída palestra para os cinco mil inscritos na NBTA 2006, durante almoço nesta 3ª feira, penúltimo dia do evento.

Nas sessões educacionais na parte da manhã, os congressistas participaram de painéis com diversos temas relacionados à business travel.

A grande questão em debate pode ser resumida nos quatro painéis de tecnologia desta 3ª feira, os quais discutiram temas que devem alterar profundamente o atual modelo de negócios do mercado:

- “The Next Level of Self Booking Tool Management” mostrou que serão necessárias inovações na próxima geração de sistemas de gestão de viagens corporativas, para que ofereçam conexão direta com as companhias aéreas.

- “The Key to Value is in Your Data” confirmou a percepção de que as empresas desejam ter a posse, o controle e a gestão do “data base” de suas viagens corporativas, tornando-se independentes do fornecedor de tecnologia.

- “Why Nobody’s Content About Content” escancarou um assunto novo nos EUA, a multiplicação de canais de reserva oferecidos pelas companhias aéreas para minimizar seu custo com a distribuição tradicional.

- “The New Paradigma - Multiple Distribution Channels” versou sobre este que mostra ser o maior desafio do momento para o mercado de corporate travel nos EUA, a distribuição independente.

Múltiplos canais de distribuição são um problema que o mercado brasileiro já enfrenta há mais de dois anos, em função da Tam, Gol, Ocean Air, BRA, Webjet, Total, e outras empresas aéreas oferecerem seu inventário de vôos em canais próprios, independentes de qualquer GDS.

Este tema tornou-se especialmente preocupante após a decisão da American e United de cobrar US$ 3,50 por segmento de reserva feita pelo Sabre ou Amadeus, no caso da AA, e em produtos não selecionados como preferenciais, no caso da United.

Vamos aguardar os próximos lances desta disputa...

O segundo dia da Exposição da NBTA 2006 foi outro retumbante sucesso de participação e negócios, com milhares de visitantes e expositores.

Diversas e variadas ferramentas tecnológicas proliferam no mercado americano e, entre elas, o ”CliqBook” destacou-se pelo rápido crescimento e fácil aderência do produto.

Com custo de licença por empresa não revelado, o sistema cobra US$ 5 por PNR e funciona lincado somente ao GDS, não oferecendo conexão com aéreas que tenham plataforma própria de distribuição.


*Fonte: Solange e Luís Vabo são da Solid Corporate Travel, viajam pela United Airlines representando o Comitê de Tecnologia do Favecc, estão na delegação brasileira da ABGEV, são diretores do Reserve e colaboram com o PANROTASs na cobertura da NBTA 2006 em Chicago