Fátima Gatoeiro   |   22/06/2009 19:30

Mesa redonda encerra 2º seminário Fohb/Senac

Uma mesa redonda sobre Aplicabilidade da Estratégia Empesarial encerrou o 2º Seminário Internacional Hoteleiro no Campus Santo Amaro do Centro Universitário Senac

Depois de um dia inteiro de palestras e apresentações de cases de sucesso, o 2º Seminário Internacional Hoteleiro promovido hoje em parceria entre o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (Fohb) e o Centro Universitário Senac, no Campus Santo Amaro, terminou com uma mesa redonda sobre Aplicabilidade da Estratégia Empresarial.

Sob a mediação de Antonio Napole, da consultora Kaiser Associates Latin America, Paulo Mélega, gerente geral do Senac Grande Hotel São Pedro, Rafael Guaspari, presidente do Fohb, e Júlio Serson, presidente do grupo Serson, destacaram as variantes que devem ser observadas antes da aplicação de determinado conceito ou prática hoteleira, especialmente os ciclos econômicos, como o que se apresenta no momento atual.

De acordo com Paulo Mélega, a ansiedade pode, por vezes, por a perder um conceito vitorioso. "É preciso aprender com os ciclos do mercado e, diante de cada realidade, elencar as prioridades antes de se traçar todo o desenho da estratégia", explica o gerente. "Aderir a uma guerra tarifária, por exemplo, por conta de um momento econômico, já se mostrou como uma política predatória, que pode levar ao suicídio coletivo", diz. De acordo com o gerente, hoje, mais do que nunca, o profissional da hotelaria tem de "entender de negócios, mais do que apenas dominar as técnicas de pretação de serviço".

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Fátima Gatoeiro

Fátima Gatoeiro tem 1922 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS