Renê Castro   |   15/06/2009 22:55

México inaugura festival gastronômico em São Paulo

Empresas privadas e o Conselho de Promoção Turística do México inauguraram o primeiro festival gastronômico do país no hotel Holiday Inn Parque Anhembi. O evento vai até o próximo dia 20

Aconteceu há pouco, em São Paulo, mais um evento promovido pela iniciativa privada e o Conselho de Promoção Turística do México. Desta vez, a parceria teve como patrocinadores a aérea Mexicana, a bandeira Holiday Inn e a marca de tequila José Cuervo, que, juntos, lançaram o 1º Festival Gastronômico Mexicano no hotel Holiday Inn Parque Anhembi. Com o slogan “Que tal um Pouco de Pimenta no seu Tempero?”, os organizadores esperam aguçar os paladares de hóspedes e visitantes até sábado (dia 20), quando será encerrada a iniciativa. A expectativa é que cerca de 1 mil pessoas passem pelo local e saboreiem a culinária da chef mexicana Ariadna Portilla, da unidade Holiday Inn Zócalo, da Cidade do México, trazida especialmente para o evento.

Entre guacamoles, tacos e – muita – salsa, há também a proposta de fomentar o turismo no México, vítima de uma pandemia do vírus H1N1, mais conhecido como Gripe A, grande responsável pelo esvaziamento de turistas no país. Para o diretor do Conselho de Promoção Turística do México, Guillermo Hidalgo, a ação chega também para somar esforços com a campanha Vive México, mobilização nacional encabeçada pelo presidente daquele país, Felipe Calderón. “Queremos que o visitante desperte a vontade de viajar para o México, por isso preparamos um festival que traz a cada dia um prato típico de uma região do destino.”

Anfitrião da festa, o gerente geral do Holiday Inn Parque Anhembi, Flavio Andrade, acredita na recuperação do destino, ainda mais porque a rede possui mais de 100 hotéis no México. Segundo ele, todas as medidas para promover novamente a região estão sendo tomadas com muita rapidez. “Toda a equipe de Vendas da empresa está viajando por vários países para promover a bandeira e o país. Não há nenhuma restrição de viagens”, ressaltou Andrade. Quem pensa da mesma forma é o gerente de Vendas da Mexicana no Brasil, Luis Augusto dos Santos. O dirigente considera agora que agora é o melhor momento para visitar o México, por conta de todas as promoções e tarifas reduzidas. “O turista que optar em viajar para lá estará tomando uma atitude muito inteligente. Quem esteve lá recentemente sabe que não há nada disso que andam falando por aí”, opinou.

Durante o encontro, destinado a parceiros, imprensa e convidados, os participantes puderam ouvir clássicos da música mexicana, tirar fotos com sombreiros e degustar alguns pratos rápidos, sempre muito temperados.

Tópicos relacionados