Felipe Niemeyer   |   15/06/2009 10:19

Rio vence Milão e Moscou em disputa por evento

O Rio sediará a 23ª Conferência Geral do Conselho Internacional de Museus (ICOM), em junho 2013.

O Rio Convention & Visitors Bureau (Rio CVB) está apoiando a realização da 23ª Conferência Geral do Conselho Internacional de Museus (Icom), evento que será realizado no Rio de Janeiro, em junho 2013, com perspectiva de receber cerca de quatro mil participantes. O nome da cidade foi apresentado no último dia 10, na Sede da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em Paris. O Rio disputava o direito de sediar o evento com Milão e Moscou. Será a segunda vez que a conferência será realizada na América Latina. A primeira foi em Buenos Aires, em 1986.

Durante o processo de candidatura, as três cidades foram apresentadas e apreciadas por representantes dos 170 comitês nacionais e 30 comitês internacionais de Estudos do ICOM. Com o tema "Museus (memória + criatividade = mudança social)", o Rio de Janeiro venceu a eleição com 53,2% dos votos, contra os 32,1% de Milão e os 14,7% de Moscou. “É mais um grande evento sendo realizado no Rio, após criteriosa avaliação de inspetores internacionais. Isso mostra que a cidade continua tendo potencial para sediar grandes encontros internacionais”, afirma o superintendente do Rio CVB, Paulo Senise.

O próximo Icom, realizado a cada três anos, acontecerá em Xangai, em 2010, quando o Brasil receberá a bandeira do conselho, simbolizando sua condição de nova sede.

Tópicos relacionados