Renê Castro   |   28/07/2009 11:32

Embratur se inspira na Alemanha para promover Copa

A Embratur visitou a Alemanha para conhecer as práticas adotadas pelo país para realizar a Copa do Mundo de 2006, considerada uma das maiores da história do futebol

RECIFE - Na segunda fase da palestra sobre marketing de destinos, ministrada pelo consultor e professor universitário Paulo Gaudenzi, o assunto Copa do Mundo ganhou força quando foi chamado ao palco o diretor de Produtos e Destinos da Embratur, Marcelo Pedroso. O dirigente contou que o órgão visitou a Alemanha para conhecer as práticas adotadas pelo país para realizar a Copa do Mundo de 2006, considerada uma das maiores da história do futebol. Pedroso revelou que cada destino alemão foi trabalhado de maneira individualizada, muitas vezes não tendo o esporte como principal atrativo. A ideia foi promover as cidades pensando no pós-Copa.

“Precisamos pensar em como identificar Pernambuco. O que o Estado quer projetar para o mundo”, afirmou. A dúvida, porém, foi respondida logo em seguida, quando o secretario de Turismo de Pernambuco, Silvio Costa Filho, pediu a palavra para solicitar que as ações de promoções tenham como foco não só o destino sol e praia, mas, principalmente, a cultura local.

Voltando às questões que envolvem problemas com a infraestrutura das cidades-sede brasileiras, Marcelo Pedroso reiterou o discurso do ministro do Turismo, Luiz Barretto, de que a Copa do Mundo não resolverá todos os problemas do Brasil. “Pelo contrário, a competição trará alguns problemas. Na Alemanha, por exemplo, houve um aumento muito significativo no fluxo de visitantes nas cidades, o que gerou alguns desconfortos. Isso não é falta de estrutura, mas sim uma consequência do evento. Temos que encontrar alternativas criativas para superar esses contratempos”, explicou.

Uma das principais preocupações para o evento é a condição dos aeroportos brasileiros. No Recife, por exemplo, é preciso grandes investimentos para requalificar o equipamento, projeto assumido pelo diretor comercial da Infraero, Fernando Nicácio da Cunha Filho. O dirigente garantiu que aeroporto não será problema para a Copa.

O Fórum Regional PANROTAS Pernambuco é uma realização do Governo de Pernambuco e da PANROTAS, com patrocínio da Infraero e da Tam, e apoio do Sebrae, CVC, Clube da Charque Amiga, Luck Viagens, Lucsim Hotéis, Nannai, Recife CVB e Prefeitura do Recife.


*Fonte: O Portal PANROTAS viaja a convite da Empetur

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Renê Castro

Renê Castro tem 3062 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS