Felipe Niemeyer   |   02/09/2009 12:43

CO-Rio 2016 avalia positivamente relatório do COI

O Comitê Rio 2016 (CO-Rio) recebeu o relatório da Comissão de Avaliação do Comitê Olímpico Internacional e avalia que o COI aprova a visão e o projeto do Rio para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos.

O Comitê Rio 2016 recebeu o relatório da Comissão de Avaliação do Comitê Olímpico Internacional e avalia que o COI aprova a visão e o projeto do Rio para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. O relatório foi feito com base em uma análise técnica dos 17 temas detalhados nos dossiês de candidatura de cada cidade.

“Estamos muito felizes, porque o relatório confirmou a aprovação do COI ao nosso projeto e nossa visão para os Jogos, e que o Rio é considerado pronto para receber os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos pela primeira vez na América do Sul. A visita da comissão de avaliação ao Rio foi um grande sucesso e isso foi destacado na descrição da nossa documentação e apresentações, definidas como de ‘qualidade muito alta’”, disse Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Rio 2016.

O relatório destaca que a candidatura Rio 2016 é baseada no planejamento de longo prazo e desenvolvimento do Brasil, com totais garantias financeiras dos três níveis de governo. O documento aponta claramente que os governos “garantiram financiar a infraestrutura necessária para realizar os Jogos e para cobrir qualquer possível diferença no orçamento COJO (operacional)”. O presidente do Comitê avalia ainda que “o relatório do COI reconhece a força dos Jogos no Rio para gerar transformação social e a nossa capacidade de deixar um legado atingível e significativo”. “Nosso plano está apoiado pela população, como mostra a pesquisa do COI, indicando o apoio de 85% dos moradores da cidade”, disse.

“Estamos muito felizes também com a opinião do COI que diz que a transição do comitê de candidatura para um comitê organizador se beneficiaria da continuidade da experiência e conhecimento acumulados e das parcerias seladas durante a organização dos Jogos Pan-americanos de 2007”. “Nós ficamos encorajados pelo fato de o relatório confirmar que o Rio está enfrentando os seus desafios na segurança e que adotou uma nova abordagem em relação ao policiamento comunitário, que já está mostrando resultados positivos”, destacou Nuzman.

“Faltando exatamente um mês par a votação em Copenhague, estamos confiantes de que o Rio de Janeiro realizará os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos inesquecíveis, com o poder de transformar o País e o continente. Estamos trabalhando na apresentação final, na qual mostraremos nossa história e nossa proposta, com a participação da equipe da candidatura, incluindo o presidente Lula”, concluiu Nuzman.

Hoje, às 15h30, no Palácio da Cidade, o governador do Rio, Sérgio Cabral Filho, o prefeito da cidade, Eduardo Paes, e o ministro dos Esportes, Orlando Silva, apresentam suas avaliações sobre o relatório do COI.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Felipe Niemeyer

Felipe Niemeyer tem 7974 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS