Felipe Niemeyer   |   10/12/2009 16:36

Eventos regionais ganharam importância, diz Icca

De acordo com a diretora da Icca para a América Latina, Maria José Alves, os eventos não foram cancelados em função da crise econômica mundial, mas os organizadores estão cortando custos.

BELO HORIZONTE - De acordo com a diretora da Icca para a América Latina, Maria José Alves (foto), que participa do painel sobre tendências no turismo de negócios e eventos, inserido na Semana Nacional dos Eventos, os eventos não foram cancelados em função da crise econômica mundial, mas os organizadores estão cortando custos. Itens que passaram a ser avaliados pelos organizadores e que têm impacto na redução dos custos são a seleção do destino e do local para a realização do evento, a categoria de hotéis para delegados, a parte social e a necessidade de se buscar flexibilidade na renegociação de contratos. “Precisamos trabalhar mais o orçamento. Nossa criatividade está sendo posta a prova neste momento”, avaliou.

Dentro desse cenário, segundo Maria José, os eventos regionais ganharam importância. “Viena, capital Áustria, por exemplo, que é uma cidade pequena, é a que mais sedia eventos no mundo junto com Paris (foram 139 em 2008), seguida por Barcelona”, disse. E o Brasil também tem exemplos concretos nesse sentido. Na listagem da Icca por cidades que mais sediam eventos no País, Ouro Preto é a décima, seguida por Tiradentes e Juiz de Fora, empatadas em 11º lugar.

O ministro do Turismo, Luiz Barretto, durante sua participação na Semana dos Eventos, também destacou a importância da descentralização dos eventos para fora das grandes capitais e do apoio que cidades médias e pequenas podem oferecer para incrementarem a atividade no Estado.


*Fonte: Crédito da foto: Dila Puccini

Tópicos relacionados