Felipe Niemeyer   |   21/12/2009 23:55

Público escolhe melhores atletas de 2009

O nadador César Cielo e a judoca Sarah Menezes foram eleitos pelo público em votação promovida pelo Comitê Olímpico Brasileiro os melhores atletas de 2009.

O nadador César Cielo e a judoca Sarah Menezes foram eleitos pelo público em votação promovida pelo Comitê Olímpico Brasileiro os melhores atletas de 2009. A cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico foi realizada na noite de hoje, no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, e contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Também foram escolhidos os melhores atletas em cada categoria olímpica.

Ouro nos 50m livre nas Olimpíadas de 2008 e campeão mundial nos 50m e 100m neste ano, Cielo encerrou a temporada com chave de ouro batendo o recorde mundial dos 50m livre na sexta-feira, em São Paulo. O nadador recebeu 77% dos votos, superando o ginasta Diego Hypólito e o velejador Torben Grael. Cielo já havia vencido o prêmio também em 2008. Entre as mulheres, Sarah Menezes teve 46% dos votos, derrotando a nadadora de maratonas aquáticas Poliana Okimoto e a lutadora de taekwondo Natália Falavigna. A escolha do Melhor Atleta de 2009 foi feita pelo público, através internet.

Os vencedores receberam os troféus das mãos do presidente Lula, acompanhado do governador Sérgio Cabral e do prefeito Eduardo Paes. Também estiveram presentes o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, e o ministro dos Esportes, Orlando Silva. Esta foi a 11ª edição do evento promovido e organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro. O COB também concedeu o Troféu Adhemar Ferreira da Silva ao atleta Joaquim Cruz, campeão olímpico nos 800m em Los Angeles 1984. Este troféu é oferecido a ex-atletas que simbolizem os legados de Adhemar, o primeiro bicampeão olímpico do Brasil. Também por indicação do COB, O Troféu COI - Esporte e Luta contra o Doping foi entregue ao médico Eduardo De Rose. Pelo empenho pessoal durante todo o processo de candidatura Rio 2016, foram homenageados especialmente o Ministro do Esporte Orlando Silva, ao governador do Rio de Janeiro Sergio Cabral e o prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes.

Tópicos relacionados